Paulo Fachel  

ano IV             Editor: Paulo Fachel

EDITORIAL

30/10/2017

Tipo Frankstein

Guto Ferreira, que foi elogiado aqui, tenta de muitas formas ser vaiado. Está mostrando, apesar das facilidades encontradas, que não está preparado pra ser o técnico do Inter para a Série A (caso o acesso se confirme).

Olha, ficamos sabendo que Nico Lopez não é somente reserva. Ele é reserva do reserva. Colocar Roberson no ataque, foi de uma insanidade tamanha, sem precedentes. E ainda, dizer que é o que mais se aproxima do Damião, dói ouvir. Melhor ser surdo. O cara estava esquecido, arquivado, quase voltou ao Juventude e Guto o coloca de titular. Só podia dar no que deu. O Inter não tem explosão, fica paciente, aceitando o jogo dos outros. Ora, dizer que o Ceará é um grande time, também é dose. E se não bastasse jogar mal, o Inter ainda perde. nem empatar empata.

O lado direito da defesa é uma avenida, só Guto não viu. Sasha ninguem vê, ninguem viu. Mas segue como titular. D'alesandro, depois de treinador e juíz agora é chefe de torcida. Jogar futebol, é só o que precisa o Inter. Potker tem deixado a desejar. Não é o mesmo da Ponte, ano passado.

Enfim, o Inter só tá passando porque os demias são muito ruins. Tirando uns dois, três aí que estão no G4, o resto é de doer.

Falta muito pra ser competitivo e ter padrão de jogo. Me rendo à tese de que Guto não deverá ficar para 2018. Inventa muito, tipo Frankstein.

23/10/2017

Resultados alcançados

Quanto aos resultados, tudo bem. O Inter tem alcançado em sua maioria. No momento é o que interessa. Faltas 3 pontos, pelas projeções. A classficação no G4 está tranquila. Mas o que a torcida quer é o título, qua dá premiação maior e  a participação na Copa do Brasil de 2018 a partir das oitavas de final.

Quanto a desempenho, a história é outra. Fica devendo. Lateral  e zaga direira são uma avenida. O Criciúma deitou e rolou por ali.

O goleiro, até então incontestável, tem falhado seguido e parece não saber sair do gol. O primeiro gol dos catarinenses tinha defesa. Do meio pra frente a coisa está mais tranquila, pois tem bons jogadores e muitos tem reservas à altura, com excessão de Damião, que é a grande contratação do ano. Encaixou diretinho com raça e espírito de luta.

Para 2019 tem que repensar os grupo e o treinador, que apesar de tudo, deve continuar, haja vista falta de algum nome capaz de modificar a situação. Vejam Abel, Levir, Dorival, Luxa que pouco acrescentam, pois já estão ultrapassados. Novos nomes, é a palavra de ordem.

 

 

 

18/10/2017

Jogo duro (de se ver)

A boa fase colorada é invadida por más apresentações de vez enquando. Ou nem tanto. Contra o Paraná, a síndrome do "já perdeu" tomou conta e o time levou um a zero. Ontem, totalmente desligados em campo, os jogadores nada criaram e foi o pior jogo deste returno. Damião mostrou que faz muita falta, pois sem ele não tem aquela explosão do ataque, com marcação alta, segurando um ou dois zagueiros.

Os críticos do Sasha torciam para a formação de ontem ter dado certo, aplicando uma goleada. Não aconteceu. E o treinador tem motivos pra dizer que com Sasha o time joga melhor. Todos terão que engolir.

Mas não é terra arrazada, afinal o América empatou, também, e a diferença se mantém. Não dá pra ganhar todas. Agora, sábado, contra o Criciúma, a vitória é obrigação. É mais dificil que o Boa, mas a situação assim se coloca. Faltam 8  rodadas e não dá pra marcar passo agora. Portanto, sem medo, com respeito, mas pra cima. Com toque de bola, com jogada pensada e sem afobação. o Inter é melhor, mas tem que provar dentro de campo.

Damião e Edenilson voltam e a pegada deve voltar, também.

Por outro lado, hoje tem Corinthians x Gremio, o que muitos achavam que deveria ser a final. Mas não tem final, então devemos esquecer isso. Se o Gremio vencer diminuirá em muito a diferença e o campeonato recomeça. Quem viver verá.

 

 

10/10/2017

Sasha  não soma e ainda diminui

Quase ninguem entende a manutenção de Sasha como titular, deixando Camilo e Nico Lopez no banco. O cara é um atacante que não chuta em gol e quase não cria nada, não dá assistência. A prova disso foi ontem. Depois de não jogar nada, no primeiro tempo, logo aos seis do segundo faz uma falta violenta e é expulso. Acreditem, o Inter melhorou, criou muitas chances e por pouco não goleou. O 1x0 não diz o que foi o jogo. Sasha provou que, mesmo com essa história de recomposição, não faz falta. Tá na hora do Guto colocar o Camilo no seu lugar, que também faz marcação, mas ataca e cria muito mais.

Parabéns ao Clemer, que montou um time competitivo e rápido nas saídas de contra ataque. Tem futuro como treinador, e, quem sabe, treine o Inter, com tempo para trabalhar e confiança da diretoria e torcida. Potencial tem.

Hoje a briga pela Copa termina, na América do Sul. Argentina corre sérios riscos e  é até merecido se ficar de fora. Tem jogado pouco. Messi não joga na seleção o que joga no Barcelona. Tem bons jogadores, mas a seleção Argentina não encaixa.

04/10/2017

Derrota esperada

A derrota do Inter para o Paraná era uma das esperadas. Dado aos desfalques do Inter, o jogo em estádio de grama sintética, a pressãoa da torcida e o clima adverso que já deixaram os vermelhos assustados ainda aqui em Porto Alegre.

O jogo foi fraco, técnicamente, com os paranistas aproveitando uma chance, numa falha de Charles (será que era ele que deveria marcar  Maidana?) fizeram o 1xo e depois administraram. Nico Lopez foi dsicreto e Damião segue tentando o gol de bicicleta mas não consegue.

No segundo tempo o Inter teve só duas chances, que poderiam ter sido gol. Mas não foi. Jogo comum.

Não foi injustiça a vitória da Paraná. como o empate não seria.

O Inter tem que se preparar para o jogo em casa, semana qe vem,  para ir garantindo a liderança e o acesso por antecipação.

Cabe lembrar que o Campeão da Série B entra, direto, nas oitavas de final da Copa do Brasil, ano que vem. Ou seja, tem um prêmio sim.

 

02/10/2018

Fica Guto, sai Guto. Eis a questão

Que o Inter vai pra Série A está virtualmente certo. Que o time está dando pro gasto, também. Mas e o treinador? É o cara pra comandar a retomada na elite pra 2018? Muito acham que não. A maioria.

Mas se não for ele, quem será? Um cascudo? A maioria também acha que sim. Mas que cascudo faria melhor que Guto?

Abel perdeu todas pro Gremio este ano. Seu time está perto na zona da degola. Dorival foi mal no Santos (após sua saída, o Peixe melhorou) e está com o  S.Paulo a perigo. Renato, apesar do barulho, não é um treinador de títulos no curículo. Luxemburgo é ultrapassado.

Quem é o técnico do Corinthians, líder? É um novato. Jair Ventura? Também novo nome.

Então, um cascudo não é garantia de bons resultados e títulos.

Guto tem seu valor nessa fase vitoriosa do time. Foi ele quem arrumou a casa e é responsável pelo bom momento. Justo que fique para 2018 e receba reforços, isso sim é prioridade.  Laterais, um zagueiro, um ou dois armadores no mínimo.

Então, que se dê uma chance ao Guto, de tempo, também. Para o Inter ir bem ou mal  na Série A, ano que vem, depende de trabalho e diretoria com pulso forte e ousada. Cascudo, não não é sinônimo de sucesso.

 

28/07/2017

Jogo difícil

Como era previsto, o jogo do Inter contra o América foi muito difícil. Enderson Moreira mostrou porque o time mineiro é um dos ponteiros da Série B. Não veio fechado e foi agressivo e perigoso. O empate não seria injusto.

Mas valeu a superioridae técnica do colorado. Que tem o luxo de tirar Sasha e D'Alesandro e colocar Nico Lopex e Camilo em seus lugares. Essa dupla, em bela jogada, fez o lance do jogo, desempatando o jogo aos 40 minutos finais. Antes disso, no primeiro tempo, Edenilson, de cabeça abriu o placar e em seguida os mineiros empataram.

Fica o alerta que o time colorado dá pro gasto para a Série B, mas pro ano que vem, precisa mexer no elenco, haja vista ter levado sufoco em jogo no Beira Rio, o que não poderá se repetir e, que na A, a exigência é bem maior.

Sábado, em casa, pega o Santa Cruz. Tres pontos obigatórios. Com 63 pontos a classificação fica garantida e a busca do título passará a ser o objetivo, pois o Campeão da B entra direto nas oitavas da Copa do Brasil de 2018.

25/09/2017

Contagem regressiva

Mesmo não jogando bem, mesmo tendo escalações discutíveis, é inegável que o Inter está em processo de contagem regressiva para voltar à Série A em 2018. Isso deve acontecer em mais umas 6, no máximo 7 rodadas, de 14 que faltam.

Pois o colorado nas últimas nove partidas, ganhou 8. Ou seja, se mantiver essa média, e deve manter, estará logo já garantido por antecipação seu retorno à elite. Já deve estar pensando no ano que vem, pois esse plantel e equipe técnica são insuficientes para uma primeira divisão. Mesmo que nas internas e, é claro, não tornar isso público, pois seria falta de respeito aos demais.

Sábado em campo duro com a bola picando em demasia, o Inter bateu o Náutico por um a zero e só não fez mais por que não forçou a barra. Teve um pênalti em Damião, que o juiz não quis marcar. Esse mesmo Damião que fez o gol da vitória e tem se esforçado e se dedicado muito nos jogos que atuou. No final ainda fez um belo gesto ao doar uma camiseta para um menino torcedor que entrou no campo. Quarta pega o América MG na "final antecipada".

Do outro lado, o Gremio abandonbou mesmo o Brasileirão e o único título que pode alcançar é a Libertadores. Para isso precisa muito atenção pois o Barcelona, apesar da não ter tradição, é um time perigoso. Ontem, o  pênalti foi muito duvidoso e nem as câmeras de vídeo deram unanimidade, o que significa que em muitos momentos nem essa tecnologia vai ajudar.

18/09/2017

Superioridade Colorada

O Figueirense, como a maioria dos times da série B, estão muito atras do Inter, em termos técnicos. Mesmos em uma boa aprsentação, jogando pro gasto, como se diz, o Inter fez 3x0, tranquilamente e poderia ter feito mais.

Com D'Alesandro em campo, o que não acontecerá na próxima rodada (levou o terceiro amarelo), a equeipe colorada dominou o jogo inteiro, teve várias chances e muitas jogadas ofensivas. Os catarinenses só tiveram uma chance de gol e bem no final, com Careca acertando a trave superior colorada.

Esse é o Inter que se esperava desde o início. Sobrar an série B.

Sábado quem vem tem o Náutico, em Caruaru, e os vermelhos devem vencer e confirmar o bom momento. Jogos como esse contra o Náutico, contra o Luverdense e Boa Esporte (fora) devem ser para somar vitórias, deixando eventuais más atuações para adeversários mais fortes ( se é que existem).

na Arena, o sinal amarelo apareceu. O Gremio anda de salto alto, apesar das negativas.É uma coisa natural. Afinal o time andava abafando e ganhando de todo mundo. Sem Pedro Rocha (vendido) e Luan (lesionado) ficou faltando ousadia, velocidade e objetividade. Fica o recado para aqueles que criticavam os dois. Miopia em futebol também existe.

11/09/2017

Jogo mais duro

O jogo de sábado, contra o Juventude, tinha tudo pra ser encardido. Normalmente, com o time completo, seria difícil para o Inter. Dada a rivalidade local, o jogo ganha em atrativos e motivação. Pois os esmeraldinos jogaram fechados, explorando contra-ataques. O Inter teve pouca criatividade no meio. Gutierres é bom jogador, mas não é de criação. Fez gol, participou do jogo mas é mais volante do que armador. Guto não tem ainda uma alternativa para esta posição. Camilo? Sim é uma alternativa, mas não podia jogar. Mesmo assim, Damião, numa cabeçada em cima do goleiro e Nico Lopez perto da galeira errando o chute tiveram oportunidade de marcar mais um gol colorado. E quem não faz, leva. Na sequencia, o Ju chegou ao segundo gol e depois foi só segurar. Era esperada uma derrota pois o time não ganharia todas. O Inter ainda está bem encaminhado e terá jogos menos ríspidos daqui pra frente o que lhe proporcionará se manter entre os 4.

Destque negativo para a lesão de Klaus, que vinha tendo regularidade na zaga. Ao nível do que ele vinha praticando, não tem substituto no Beira Rio. Espera-se que os adversários não exijam tanto e que Guto não invente, pois Ernando é do outro lado. Ortiz deverá ser o substituto do zagueiro machcado no pulso e ficará dois meses fora.

31/08/2017

A copa mal inventada

A Copa da Primeira Liga foi criada pra mostrar o que não existe: união entre os clubes brasileiros. Já na primeira reunião teve discordância com relação às cotas que a Globo ia pegar. Também era pra enfrentar a CBF, mas esta tem poder, tem dinheiro e todo mundo tem seu preço, basta pagar.

O que restou foi isso que estamos vendo: uma criatura sem pé, sem cabeça e, o que é pior, sem inteligência.

A fraqueza dos clubes e dirigentes e a corrupção escancarada esvaziaram a competição a ponto de todos os que a criaram utilizarem times reservas ou até reserva dos reservas. Lamentável. Somente Londrina e Paraná vieram com titulares.

Ano que vem fala-se que será durante a Copa. Se for para ser com reservas que se avise antes: A Copa da Primeira Liga será um torneio com times alternativos, para dar rítimo a quem não joga constantemente. Se você, torcedor, apoia, venha assitir os jogos.

Ou se esqueça dela, pois união de clubes já foi provado que não existe. Vide Copa União (uma edição só) e a extinção do clube dos 13.

28/08/2017

Gaúcho não gosta da Seleção

Ao longo do tempo, verifica-se que o gaúcho não é muito chegado na Seleção de futebol. Em 1972, na Mini Copa, nenhum jogador do RS foi selecionado e, surgiu, aí, talvez, essa antipatia. Naquele ano teve até um jogo entre Seleção Gaúcha x Seleção Brasileira, numa rivalidade sem tamanho. Mais de 100 mil no Beira Rio, onde gremistas e colorados se uniram contra os canarinhos. Deu 3x3, em jogo memorável.

Ontem, no total, 18 torcedores receberam a Seleção. No Norte e Nordeste os aeroportos e frente de hotéis ficam lotados. Estádio, então, nem se fala. Aqui não dará grande público, podem anotar. Isso que tem Tite e a comissão técncica toda ligada ao RS. E, ainda, Luan convocado.

Por isso a Seleção pouco vem aqui.

Já o Inter finalmente está sobrando e matando todos. Afinal, a Série B é muito fraca e o colorado estava tropeçando nas próprias pernas. Passado a turbulência, já são seis vitórias consecutivas e a certeza de que o time se encontrou e, mesmo que venha a perder ou empatar alguns jogos, ganhará a maioria e deverá voltar, tranquilamente, para a elite do futebol brasileiro.

21/08/2017

Faltam 7 vitórias

Difícil analisar desempenho, haja vista a diferença técnica entre os dois times. O Inter é cinco Saaras mais time que o ABC. Mas é o que se esperava desde o início: o Inter sobrar na série B. Sem esforço e com uma atuação simples, o suficiente para derrotar os potiguares por 3x0 e enconstar no líder América MG, deixando a diferença em um ponto e 5 do quinto colocado.

Agora faltam sete vitórias em 17 rodadas, sendo 9 em casa, para o colorado garantir acesso à Série A e nunca mais voltar a este patamar de série B.

Guto Ferreira, que quase foi decapitado por seu erros anteriores, agora achou um time e, ainda, está tendo tempo de  colocar os reservas em campo, dando entrosamento para esses. Carlos , Nico e Camilo entrarm no segundo tempo e jogaram bem.

D'Alesandro está correndo muito e dando exemplo aos mais jovens. Acredito que deveria ser poupado em alguns jogos, pois tem Camilo para a função.

Por outro lado, o Corinthians perdeu pro Vitória e, se for campeão, como todos alardeiam, não será invicto. Isso somente o Inter conseguiu em 1979, título cada vez mais histórico.

 

16/08/2017

 A volta

 

O mata-mata não se adaptou ao "blogspot" e volta, hoje, ao webnode. Aqui tem mais recurso e o layout é mais limpo. Neste intervalo (junho a metade de agosto) as matérias estão no www.matamatars.blogspot.com.br e lá ficarão. De hoje em diante, aqui no webnode.

Muita coisa mudou para o Inter, que de maus resultados vive um clima de calmaria. Já o Gremio mantém suas boas atuações e hoje enfrenta o Cruzeiro, no primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil, onde busca o sexto título e o "bi" inédito.

Na mídia tivemos as saídas de Wianey Carlet, da Gaúcha e do Marco Antonio Pereira, da Guaíba. José Aldo Pinheiro sai da Band pra ocupar o lugar do Marco, na Guaíba, que também trouxe o Luiz Magno (magnata) pro time de narradores.

Dá pra formar uma equipe na imaginável Rádio Demitidos: Narração Marco Antonio Pereira; cometários Wianey Carlet; reportagens Luiz Carlos Reche e Ricardo Vidarte.

Mas vamos levar fé no nosso site aqui. Venha participar.

www.mata-mara.webnode.com

 

 

29/05/2017

Na hora Certa

Ano passado a diretoria esperou muito até tomar decisões. Os resultados não vinham e a troca de treinador, que era eminente, não vinha. Deu no que deu.

Dessa vez, não. Vendo que o Inter não tomava jeito e já quase em junho, a diretoria não pensou duas vezes e demitiu Zago. Com a certeza de que contratou só jogadores  de qualidade, Medeiros e Cia trataram de ver esse time jogar bem, já que  com Zago isso pouco aconteceu. Bom trainador, mas tem muito que aprender ainda. Colocar o antigo 4-2-4 contra o Paysandu foi a gota d'agua. Até os queros-queros da Praça Soldado Brito, na Zona Sul de Porto Alegre, sabem que sem meio campo nada se cria. Encher de atacantes não adianta, pois sem articulação a bola não chega na frente.

Guto Ferreira está em S.Paulo, hoje, pro Bem Amigos e vai se encontrar com seu empresário para analisar a proposta colorada. Ele é a bola da vez e será anunciado ainda no dia de hoje, no máximo amanhã. o Bahia já está comunicado.

Se vai dar resultado ou se será outro Zago ninguém sabe. Quem viver verá.

 

26/05/2017

Novo Mata-Mata

Após negociações com a webnode, o mata-mata resolveu virar blog, haja vista as dificuldades impostas. Com a blogspot tudo é mais simples.

É só acessar www.matamatars.blogospot.com.br e observar o novo ambiente, com espaço para recados dos leitores por colunistas, abaixo de cada coluna e não na geral como atualmente.

Gols, resultados e classificação continuarão normalmente e os comentaristas terão total liberdade para se expressar.

Portanto, a partir de 01/6 vá pro novo endereço que será amplamente divulgado pelo Facebook.

23/05/2017

Um somatório de erros pode dar queda

Zago é um bom treinador. Tem boas ideias. Não é retranqueiro e não joga por uma bola. Jogou com três atacantes contra o ABC, que mesmo não dando resultado, é o que todos esperavam: contra um time menor não precisa muitos volantes. Ponto pra ele.

Mas peca muito nas alterações e em certos momentos de escalar apostas antigas, que não deram resultados.

Aqui um parêntese: ainda bem que a direção se desfez de Paulão e Anselmo, porque com os dois no elenco, acabam jogando. Ernando deve ser o próximo.

No jogo de sábado, o erro de Zago, sem explicação, foi queimar uma substituição, num jogo ardido, trocando Uendel por Carlinhos. Seis por meia dúzia, sem ter um resultado prático. Naquele momento era hora  de ajustar o meio campo, pois D'Alessandro, apesar de ser ídolo, já não tem pernas pra marcar e atacar.

Por enquanto o treinador deve continuar e continuará, mas uma sucessão de erros e uma eventual sequência de más atuações provocarão sua queda. Se resolverá ninguém sabe. Mas é normal, se acontecer.

18/05/2014

No Mata-Mata de ontem

"Hoje tem as oitavas de final da Copa do Brasil, com Gremio recebendo o Fluminense e o Inter visitando o Palmeiras. A parada colorada é mais indigesta. Mas o Palmeiras não é tudo isso que dizem. o Inter tem condições de encarar. O Flu não deve engrossar e o tricolor gaúcho deve vencer hoje, com facilidade."

Conforme previsto pelo Editorial de ontem, o Gremio, apesar do susto, passou bem pelo Flu e tem ampla vantagem para o jogo no Rio.

Já o Palmeiras mostrou que não é "tudo isso" que a imprenda paulista fala. Venceu com um gol contra e mostrou pouca coisa. Ao Inter faltou mais ousadia e parar com a história de "recompor". Marcelo Cirino era atacante, mas, seguidamente, estava na defesa deixanda de ser aquele cara que pega o lançamento de surpresa. Com isso o palmeiras colocava mais um no ataque. As modofocações do Zago foram muito tarde e mão renderam o que poderiam render se fosse lá pelos 15 minutos.

Agora é tudo ou nada dia 31/5.

Virando a chave, sábado tem Inter x ABC, 19h e domingo ATéltico PR x Gremio, pelo Brasileirão séries B e A.

Visite o novo Mata-Mata em www.matamatars.blogspot.com.br

17/05/2017

Novo Mata-Mata

Após negociações com a webnode, o mata-mata resolveu virar blog, haja vista as dificuldades impostas. Com a blogspot tudo é mais simples.

É só acessar www.matamatars.blogospot.com.br e observar o novo ambiente, com espaço para recados dos leitores por colunistas, abaixo de cada coluna e não na geral como atualmente.

Gols, resultados e classificação continuarão normalmente e os comentaristas terão total liberdade para se expressar.

Portanto, a partir de 01/6 vá pro novo endereço que será amplamente divulgado pelo Facebook.

Hoje tem as oitavas de final da Copa do Brasil, com Gremio recebendo o Fluminense e o Inter visitando o Palmeiras. A parada colorada é mais indigesta. Mas o Palmeiras não é tudo isso que dizem. o Inter tem condições de encarar. O Flu não deve engrossar e o tricolor gaúcho deve vencer hoje, com facilidade.

Olho na Tv, os dois jogos na mesma hora. Gremio na RBSTV e Fox Sports e Inter no Sportv2.

 

24/04/2017

O melhor Gauchão dos últimos tempos

Analisando o critério técinico, este foi o e é o melhor Gauchão dos últimos tempos. O interior começou forte e está terminando mais forte ainda. O Caxias, por detalhe, não eliminou o Inter. Está certo que teve um pênalti, claro, pro colorado que o juíz não viu. Mesmo assim os grenás jogaram muito e poderiam ter se classificado. Brilhou o novato Keiler, terceiro goleiro na hierarquia vermelha.

Do outro lado, o Novo Hamburgo não perdeu nenhum jogo pra dupla Grenal e teve mais capacidade na hora dos pênaltis que os tricolor. No jogo, não deu muita chance pro Gremio, em todas as partidas, e soube tocar a bola e, principalmente, soube parar o adversário, causando "nana neném" e "deu mole" do time de Renato, um treinador que mexeu errado, fazendo o esquema chama derrota, ao sacar um atacante e colocar um volante. Depois vem com frases prontas pra justificar o resultado. Parada duríssima pro Inter, nas finais do Gauchão.

Fórmula luzitana não dá o título de Melhor do Interior para o melhor do interior. O NH sendo campeão ou vice é o melhor do interior, mas o regulamento burro não diz isso e o Caxias é que fica com a premiação de 300 mil reias.

Ah, o Gremio ficou em quarto lugar.

 

20/04/2017

Põe no DVD

O que parecia muito difícil, não foi tanto assim. Para enfrentar um dos piores Corinthians dos últimos tempos, mesmo que o idiota do Neto não pense assim, o Inter precisou de personalidade, força e raça para devolver o empate e, nos pênaltis, eliminar os paulistas. Põe do DVD.

Tirando Cássio e Jadson, os melhores, o Corinthians é um time normal e até medíocre (médio). Apesar do estardalhaço que a imprensa paulista sempre faz.  O jogo já estava jogado.  Pra eles é sempre assim. O resto não existe. Por isso a merda que está o futebol brasileiro.

Quanto ao jogo, Zago mostrou ousadia e sepultou Argel e Roth (que certamente teriam se fechado pra não tomar mais, mas tomariam). O Inter ficou num 4-2-4 inimagináveis para um jogo em S.Paulo, dado ao coitadismo que a direção anterior pregava. Aatacando os paulistas se intimidaram e não saíam muito pra frente. Valdívia estava infernal.

O Inter está pronto para a Série B e, jogando assim, vai sobrar na segundona e estará pronto para a Série A de 2018.

Marcelo Lomba mostra que  é confiável. Fez grandes defesas nos dois joigos e, nos pênaltis, garantiu a classificação. Brenner, teve poucas chances e mostrou que não amarelou.

Dá-lhe Inter, vai pra casa paulista "duma" figa. Põe no DVD, Neto!

17/10/2017

"Nana neném do técnico"

Pela segunda vez consecutiva, fora outras passadas, o Gremio larga bem e depois cai de produção, cedendo terreno, gols e até empates aos adversários. O fanfarrão e irônico Renato faz o bem fácil e põe a culpa nos jogadores, que teriam "dormido". Ora, ele mesmo diz q as concentrações antecipadas buscam uma boa recuperação de sono e alimentação, pois a "carne é fraca". Então o sono não está sendo monitorado. Os jogadores dormem em campo.

A real é que o culpado é o próprio Renato, que não capta as alterações feitas pelos outros treinadores, não sabe mexer na equipe para enfrentar o "novo jogo proposto". Assim foi contra o Iquique, quando após mudar o time que estava certinho, tomou dois gols e tudo ficou complicado. Ontem, de novo, o NH mudou a postura e Renato não soube sair da adversidade.

É um bom treinador, mas poderia ter menos soberba e mais sabedoria.

Já o Inter apresentou defeitos na marcação perimitindo um domínio do Caxias, dentro do Beira Rio. Brenner está amarelando ou em má fase (bem agora?) e a dupla de zaga não está "azeitada". Corre risco de perder pro Corinthians (que terá Jadson e Jô), pois o toque de bola é mais rápido dos paulistas e, até, ser surpreendido pelo Caxias, que jogará em Casa. Zago terá que corrigir...ou????

13/10/2017

Brenner. Ficou a interrogação.

A atuação colorada foi de luxo. A do Corinthians, também. Jogo aberto, franco. Fazia tempo que isso não era visto no Brasil.

Ganhou o publico presente e quem viu pela RBSTV ou FOX Sports.

O colorado teve 67% de posse bola. Jogou muito, tocou muito a redondinha e teve 16 oportunidaes de gol, contra 8 dos paulistas. Mas gol, só teve um pra cada lado. Marcelo Lomba, que substitui o Danilo Fernandes teve ótima atuação com pelos menos 3 defesas importantes.

O lado direito de defesa colorado foi o mais visado pelos corintianos que por ali atacou muito e, por ali, conseguiu seu gol. O Inter empatou em seguida com Dourado cabeçeando um cruzamento de Nico López.

Mas o grande jogo deixou uma interrogação: Brenner jogou mal, teve chances, não aproveitou e em um lance se perdeu no pensamento e parece que ficou sem saber o que fazer num cruzamento do Nico Lópes, ainda no primeiro tempo. Será que o goleador só se dá bem contra times pequenos? Será que não é o cara pra decidir contra grandes? Ontem isso foi fato. Ele terá o próximo jogo para melhorar e mostrar que não é nada disso. Ou Pottker chega e toma seu lugar, isso porque Nico López está se achando em campo  e jogando bem. Alerta para o Brenner.

Fim de semana de semifinais do Gauchão e a dupla joga a primeira em casa. Obtendo bons resultados, os jogos de volta servirão para confirmar. Qualquer bobeira  dará chance ao adversário para o outro fim de semana.

Feliz Páscoa para os leitores do Mata-Mata.

10/04/2017

Duas semanas de muito futebol

Inicia-se um período de duas semanas de muito futebol para oa gaúchos e gaúchas.

Amanhã, terça, tem Gremio x Iquique, pela Libertdaores. Quarta, tem Copa da Brasil com Inter x Corinthians, no Beira Rio. Sábado e domingo, tem semifinais do Gauchão (ida).  Na outra semana, na quarta Corinthians x Inter; na quinta Gremio x Guarani (Paraguai) e no outro fim de semana os jogos de volta das semifinais do Gauchão. É futebol de que não acaba mais e de boa qualidade. Olho na RBS TV, Sportv e FOX Sports.

Os dois times do RS tem tudo para comprovar a boa fase pois vem mostrando evolução a cada jogo e, na medida que serão melhor testados (adversários mais fortes) deverão mostrar que são candidatos a estar nas cabeças em 2017.

No Inter, Edenilson tem mostrado ser a melhor contratação do ano, pois apesar na ser goleador (isso o Brenner faz) é um jogador que pensa o jogo, sabe desarmar e sabe criar, jogando em profundidade e não dando passe de lado para lado, sem objetivos. Mudou o Inter com ele.

No Gremio, Bolanhos tem estado em todas as partes do campo, mostrando sua utilidade e toda sua competência, sendo o destque no tricolor.

Bom para nós gaúchos que teremos grandes espetáculos pela frente.

07/04/2017

Primeiro jogo bom do Inter

Ontem foi a primeira apresentação colorada, do ano, que convenceu do início ao fim. O Inter vinha de um bom primeiro tempo ou um segundo tempo melhor, mas o tempo inteiro não. Foi a primeira vez, ontem.

Bem compactado atras com Edenilson cobrindo Wiliam, Undel cobrindo Carlinhos e Dourado mais entre os zagueiros o Inter controlou o jogo e teve tranquilidade para tocar a bola e sair com qualidade.

Brenner mostrou que é matador e está fazendo aquilo que se espera dele: gols. Já é o segundo maior goleador do ano no país e lidera a artilharia no regional.

Vantagem colorada sim, mas nada ainda ganho nesta fase. O jogo em Gravataí dever ser duríssimo e toda atenção deve ser dispensada. O Cruzeiro é bem armado e muito perigoso.

Já o Gremio, que venceu fora, tem mais paz no seu jogo, pois é em casa e poderia até perder por 1x0.

Prováveis semifinais: Gremio x NH e Caxias x Inter.

04/04/2017

Um Gigante jamais deixará de ser Gigante. Ele cai sim! Mas sempre levantará. As vezes pode levar um tempo maior, mas ele SEMPRE se erguerá diante de quaisquer dificuldades impostas ao longo de sua história.Feliz Aniversário, Clube do Povo.  Esperamos que você se mantenha firme, pois a nação colorada precisa de ti.

03/04/2017

E não é que Renato tinha razão

Renato Portalupi anunciou, semana passada, que na hora certa, no momento certo, o Gremio começaria a jogar. E ontem mostrou ser verdadeira a sua afirmação. O Gremio dominou o jogo inteiro, não dando chances ao Veranópolis. Avançou a marcação e os serranos não esperavam por isso. Fez dois e ainda poderia ter feito mais dois ou três. O goleiro contribuiu no primeiro gol, mas fez outras boas defesas. O Gremio, com gols dos estrangeiros, praticamente, garante passagem pra semifinal e deverá pegar o Novo Hamburgo, que venceu o S. José, fora.

Quinta,  a rodada termina com Inter x Cruzeiro, às 21h30, para saber quem pegará o vencedor do Caju.

Antes, na quarta tem Gremio x Amperica MG, pela Primeira Liga. E antes, terça, amanhã tem o julgamento do caso Vitor Ramos pelo TAS, na Suíça.

Rádio

Paulo Brito narrou o jogo do Gremio pela Rádio Bandeirantes, com comentários de Claudio Duarte, a mesma dupla que acompanhou o "charmoso Gauchão" pela RBS TV por tanto tempo. E Flávio Dal Pizzol foi contratado pela Rádio Grenal.

 

30/03/2017

     Sinal de alerta no Inter ( e no Gremio também)

A primeira fase do Gauchão serve de sinal de alerta para o Internacional. Em onze jogos, venceu só três. Levou mais gols que fez. Foi envolvido em quase todos os jogos em que perdeu. Ou seja, não perdeu no detalhe, num determinado lance. Perdeu porque o adversário jogou melhor. Ontem, no segundo gol do Cruzeiro, ninguem marcava ninguem e o John Lenon fez música e cantou à vontade.

Isso que foi falado é sómente o Gauchão, onde o colorado devia sobrar.

Vem aí a Copa do Brasil e, com esse desempenho, perde as duas pro Corinthians. Não que os paulistas sejam grande coisa, mas o Inter está pouca coisa.  A evolução que vinha acontecendo esbarrou nas escalações de Paulão, Wiliam, Anselmo, Valdívia, Ferrareis e Andrigo. Enquando Seijas fica fora dos planos.

A direção deve chamar o Zago e explicar que 2016 foi o pior ano e só se salvou o goleiro. Ou será conivente com mais momentos ruins para os colorados.

Da parte tricolor, que só ganhou um jogo a mais que o Inter no ruralito,  não se iludam com a primeira fase da Libertadores. O grupo é fraquinho. Mas depois vem as oitavas e aí o bicho pega. O Gremio não tem goleiro reserva. Os dois tomam frangos a toda hora. E meio campo também, não. Então todo cuidado pra não ficar desfalcado.                                                                                                                                                                         

27/03/2017

D'Alesandro

O ídolo argentino, que muitos davam com o  ciclo encerrado, mas que não teve substituto e acabou voltando é o grande nome do colorado neste Gauchão, ou melhor, nesse início de ano. Louva-se quem tem um jogador assim. Com qualidade e aínda líder dentro de campo. Fez os passes para os dois gols do Inter, ontem. Está dando o seu melhor. Mas aí que mora o problema. O Inter está muito dependende dele. Se o castelhano joga bem, todo time joga...mas se joga mal afundam todos.

Ele precisa de companhia para dividir a responsabilidade e, quando ele não puder jogar, ter alguem que maestrize o meio campo. Por enquanto, Zago não descobriu que é esse cara. O treinador, diga-se de passagem, prefere utilizar jogadores que não deram certo e levam a imagem do rebaixamento com eles: Andrigo, Ferrareis, Anselmo e Paulão. Isso deixa a torcida preocupada. Wiliam, depois que voltou, estragou o que estava sendo montado. Logo ele que emitiu nota oficial dizendo não querer mais jogar no Inter.

Outra coisa que não se entendeu, ontem, foi Nico Lopez no banco e nem ter entrado. E Seijas, que pelo jeito ninguem quer saber. Mistérios colorados, mistérios esses que derrubaram o time para série B e pode piorar a situação, se não forem abandonados.

 

23/03/2017

Quando Zago resolve inventar

Quando o treinador colorada resolve ser Professor Pardal dá nisso. Contrata-se o zagueiro Cuesta , tipo xerife, e ele coloca na ala esquerda. Contrata-se um ala (Uendel) e ele coloca no meio. Duas improvisações sem necessidade. Aí coloca Anselmo pra começar o jogo. Charles no banco. Deixa D'Alessandro sozinho, no meio.

O time desandou e não jogou nada no primeiro tempo contra o Ypiranga. No intervalo ele mexeu e deu uma melhorada. A primeira defesa do goleiro Carlão foi lá pelos 25 minutos do segundo tempo. Muito pouco pra quem luta na Suíça para ficar na Série A.

Já estamos no final de março e Zago deve ter um equema e um time e colocar este  para jogar em todos as competições. Ou isso ou sempre estará capenga, faltando isso ou aquilo. Perece que os treinadores fazem questão de mostrar suas burrices.

Pelo ladro tricolor não está muito diferente. O Gremio suou pra empatar e só conseguiu no finalzinho. O meio não cria e fica muita enrolação com poucas chances de gol. Tem que melhorar muito, mas seu treinador disse que na "hora H" o time vai jogar. Quem viver, verá.

21/03/2017

Dupla GRENAL deve ou o interior que está bem

Em Minas, no Rio e em S.Paulo os times grandes, mesmo que tropeçem, às vezes, estão ganhando dos menores. Os de Minas sobram. Mas aqui no RS não se vê isso. Gremio tem 3 vitórias e o Inter, duas. Pouco, muito pouco. Ah, os times do interior estão bem este ano. Estão bem? Só se for no Gauchão, pois na Copa do Brasil todos os 3 caíram para times muito fracos.

Então fica a clara idéia de que a dupla está mal e a história de início de temporada, já era. Estamos no final de março.

O Gremio precisa melhorar muito para tentar algo mais na Libertadores. Assim, ficará nas oitavas. Renato não encaixou o time ainda. E o Inter, fica só na depedência do D'Alessandro deixando de formar um meio campo criativo para quando o ídolo não estiver em campo.

Nossos times terão que evoluir muito nos próximos dias.

16/03/2017

Esse aí passou

Internacional passou com facilidade pela terceira fase da Copa do Brasil, ao golear o Sampaio Corrêa por 4 a 1 no jogo de ida, a equipe gaúcha se deu ao luxo de poupar jogadores, e ainda assim, ganhar por 3 a 0 no jogo de volta, no Beira-Rio.

Carlos (2x) e D'Alesandro, de falta (como nos velhos tempos de Zico) marcaram para o Inter.

O Sampaio Correa (bolívia querida) até que tentou, mas é muito fraquinho técnicamente (de garra não) e foi presa fácil nos dois jogos. Placar agregado de 7x1.

A proxima fase da CB é mais complicada e o adversário será conhecido por sorteio. Ou seja, pode ser Corinthians, S.Paulo, Cruzeiro e Fluminense, entre outros. Já na fase seguinte, com 11 times já definidos mais os 5 classificados a coisa fica preta. Mas, se quiser ganhar, tem que passar por tudo isso.

O Inter volta a campo no sábado, contra o S.Paulo, pelo gauchão, precisando vencer ou ficará de fora da fase final.

O time dever ser completo, apenas com os suspensos fora.

13/03/2017

Começou perdendo

Zago começou o jogo perdendo, ao fazer uma bobagem enorme: mexer em Undel (que foi pra lateral) e colocando, no meio, o insoso (na posição) Wiliam. Isso já foi feito e não deu certo em 2016. Alguem deveria ter avisado o treinador colorado. Wiliam não cria e não chuta, ou seja, não é meia nem aqui nem na China. Ele é lateral ou ala direito mais nada.

Assim o Juventude dominou boa parte do jogo, e por falta de habilidade dos seus atacantes não fez gol, somando-se, como sempre, às ótimas atuações de Danilo Fernandes. O Inter melhorou, por incrível que pareça, depois da explusão de Charles.

No final, o grande gremista Diego Real viu uma coisa que só ele viu: mão de Júnio. Todos viram que foi no peito. Auxiliares falaram para ele, mas seu gremismo foi maior e decretou a derrota colorada. Esse cara é despreparado, muito fraco e escancara ser gremista. Deverá ser afastado.

 

09/03/2017

Vitória colorada e a estreia gremista

O Gremio estreia, hoje, na Libertadores, contra o Zamora, da Venezuela. O jogo começa às 19h30 e terá transmissão exclusiva da Fox Sports.

Todo cuidado é pouco. Mesmo sendo um time de pouca expressão, é a terra do Hugo Chaves e o presidente do Zamora é irmão do falecido líder venezuelano.

Atlético MG e Palmeiras suaram para empatar com times modestos.

Portanto, sem o salto alto do Renato, o Gremio poderá voltar com um bom resultado, mesmo com a equipe descaracterizada, em relação ao ano passado.

Já o Inter mostrou mais evolução. A cada jogo, mesmo que não tenha sido muito atacado, o time mostra que está melhor que em 2016. Naquele ano jogava com times "pequenos" e não ganhava. Perdeu e empatou com Santa Cruz; perdeu pro América MG e asim foi em muitos jogos.

O Inter de 2017 toca mais a bola, não dá chutões e sim lançamentos. Se defende bem melhor e tem um sistema de jogo.

O trabalho maior de Zago, foi desmanchar a cultura pequenês deixada por Argel e Roth. Isso parece que passou. Aguardemos adversários de maior poder de fogo para saber se o Inter está bem mesmo.

06/03/2017

O show dos treinadores

Todos sabem que quem joga são os jogadores. Eles que executam.

Mas as decisões dos treinadores são decisivas para o sucesso dessa execução.

Zago estreou com muita confiança e com um Inter em evolução. Pegou o Campeão da Copa do Brasil, na sua casa com mais de 45 mil gremistas. Pois após ver que o "bicho" não era tudo aquilo que diziam ser, ele sacou um volante e um atacante (que não estava bem)  e colocou dois atacantes - Nico Lopez e Roberson. Pegou o Gremio de calças curtas e virou o jogo para 2x1 em dois minutos. Mérito do treinador.

Por sua vez, Renato, ao ver que seu time se encolheu. também tirou um volante e colocou Fernandinho (um meia) que, em um minuto em campo, acertou um poderoso chute sem defesa para o goleiro colorado. Mérito do treinador.

Poucas vezes se vê isso. Normalmente é o "feijão com arroz" ou seja, troca seis por meia dúzia com pouca diferença nas substituições.

Parabéns aos treinadores qeu souber ver o jogo e fizerm as alterações necessárias e com resultado.

2x2 foi justo pelo que apresentaram.

23/02/2017

Um time em cada competição

O Inter parece um time em cada campeonato. No Gauchão joga mal, sem iniciativa e erra muito. Na Copa do Brasil e Primeira Liga mostra-se mais agressivo e, pelo menos, cria muito. Tem feito gols e levado poucos. Brenner, com 6 gols é o artilheiro da temporada em 4 jogos. Esse mesmo Brenner estava aí, ano passado, mas o Trio Mazembe não viu. Só pode ser miopia em futebol.

O mata-mata avisou e o Zago não colocou aquela  horrorível dupla de zagueiros e promoveu Leo Ortiz. O filho do ex futsal, Ortiz, mostrou qualidade  tanto no passe, quanto no desarme e fez num jogo o que Paulão tenta há dois anos: lançamento correto. O jovem zagueiro não fez nenhuma falta no jogo e ainda salvou um gol do Oeste num momento meio crítico do jogo.

Aos poucos Zago vai achando a peças e encaixando-as uma a uma para montar um Inter equilibrado para conquistar vitórias e, consequentemente, a volta para Série A.

 

22/02/2017

Paulão e Ernando

Ficou claro que essa dupla perdeu espaço no Beira Rio. A torcida não aguenta mais. A vaia começa já na escalação pelo auto falante. Tem outros zagueiros. É hora de colocá-los em campo. Esse é o momento.

A direção já deveria ter afastado a referida dupla para jogar em outro clube. Eles até podem ter bom rendimento em outro lugar. Mas aqui não dá mais.

A sombra do rebaixamento, apesar de ter muitos culpados, ficou marcada na dupla de zaga por seus contantes erros. Só não vê quem não quer.

Hoje tem Oeste, no Beira Rio. Pensa que será fácil? A dupla de zagueiros é Paulão e Ernando.

Ah, e ainda a dupla troca de lado. Não redem no lado certo, imaginem trocando. Tudo isso aos olhos do treinador.

 

20/02/2017

Sem meio campo, fica difícil pro Gremio

O Gremio perdeu Douglas e Wallace, importantíssimos no meio campo, e a reposição não veio. Por isso aquele inicio forte, mas que, ao não fazer o gol logo, deixou o zequinha mais à vontade, para até empatar no final. O gol de Bolaños chegou em boa hora, mas o Gremio ficou nisso. No final, o castigo: Rafinha deixou tudo igual. Empate justo.

Renato terá que achar peças para recompor o time, quer perdeu muito em qualidade e postura com relação ao time pentacampeão da Copa do Brasil. Tricolor não tem jogos durante a seman, só sabádo pelo Gauchão quando mpega o Cruzeiro, em Gravataí.

Pelo lado colorado, continua tendo uma evolução, mas muito lenta. Ontem, parecia que a primeira vitória no Gauchão estava feita, mas Eduardo Henrique conseguiu a proesa de cabeçear uma bola fácil para trás e ainda encobrir o goleiro. Azar. Mas um ponto que fará falta.

Brenner confirmou o que esse Editorial disse semana passada, de que é o melhor atacante, atualmente, no Inter e deve ser titularíssimo.

Teve , ainda um pênalti em Seijas, não marcado, mas que fica por conta dos erros de arbitragem.

Inter tem dois jogos essa semana, quarta e quinta (Oeste, CB - Beira Rio  e Criciúma, PL - em SC). Sábado pra fechar a semana cheia, tem mais Gauchão contra o Brasil, em casa.

 

16/02/2017

Classificação

O Inter não jogou tão mal, como dizem alguns. No primeiro tempo ainda pode ter sido ruim, mas mesmo assim as vaias foram injustas. Ah, a torcida sempre fazendo isso. Afinal, do outro lado tinha um time, não era "nada". Por pior que possam ser, não existe mais "trouxa" no futebol. O Princesa até que tinha um bom toque de bola e é muito rápido. Falta-lhe a conslusão e a qualidade.

No segundo tempo, o Inter começou a jogar e chegou aos dois a zero, com Valdívia, aos 15 e Brenner, aos 24. Teve um pênalti para o Princesa, que o juiz não marcou. Na visão dele não foi. Erro.

Carlos deixou e desejar, pois errou muito, apesar da bicicleta do primeiro tempo. Brenner mostrou ser o melhor atacante e espera-se que Zago tenha visto isso. Em campo, participou,  colocou-se  bem e concluiu todas as vezes que a bola foi para ele.

Agora vem o Oeste, em jogo único, quando o regulamento pervê pênaltis casa haja empate.

 

 

 

13/02/2017

Ainda falta muito

Ainda falta muito pro Inter se acertar. Falta entrosamento, falta o ânimo e falta técnica. Falta o treinador se dar conta de que Paulão, Ernando, Bob e Anselmo não podem mais jogar no Inter. Renovar. Usar os jovens, assim que se recomeça. Pode demorar a dar resultado, mas o caminho é outro. Não é com os mesmos que já fracassaram. Valdívia, depois da lesão não jogou mais. Roberson é muito fraquinho. Brener é melhor. Mas Zago está para isso. Testar até achar os jogadores certos nas posições certas. Quarta tem a Princesa dos Solimões. Cabe lembrar que se o colorado perder, estará fora da CB. Todo cuidado é pouco.

Pela lado tricolor, também falta muito. Sem Douglas, Bolaños apareceu bem. Mas será ele o substituto ideal? Luan tem jogado pouco.

O Gremio tem Libertadores mês que vêm e precisa melhorar muito. Os poucos reforços e a idéia de que o time é Campeão da CB 16 pode ser uma ideia enganosa quanto ao futuro.

Mas quem viver, verá.

Rádio

Três profissionais muito conhecidos estão fora do ar: Ricardo Vidarte, Luiz Carlos Reche e Flavio Dal Pizzol. Sem eles as rádios contam com uma gurizada que nem voz tem, sem opinião e conteúdo. Tem que ter espaço pra esses caras em algum veículo. Uma rádio web seria uma boa. Independência e sem chefetes.

 

09/02/2017

Zago começa a mostrar trabalho

Comparando-se com o jogo contra o NH, o Inter mudou e muito. Zago deixou D'Ale mais livre e sem obrigação de voltar. Ele jogou mais solto e pode construir muitas jogadas. Mesmo sem grandes chances, o toque de bola mais refinado ficou claro. Sem balões do Paulão ou toque pro lado do Bob, o Inter teve posse de bola e mostrou evolução. E evolução nesta hora é tudo que o Inter precisa. Charles, o promissor volante, mostrou muita qualidade e fez o gol colorado.

Ficou claro que o atacante do Flu estava impedido e participou da jogada. Participar não é, necessáriamente, tocar na bola. É visível o pé do jogador em direção à bola,  atrapalhando o goleiro colorado. Isso e fato. O resto é corneta.

Já o Gremio sem sua estrela maior (Renato) que não segue o Hino gremista, que diz "...com o Gremio onde o Gremio estiver" jogou mal e perdeu de 2 pro Flamengo. Além disso, perde Douglas, no seu melhor momento. Azar, muito azar do tricolor, que não tem grana pra trazer um substituto. Terá que esperar pela recuperação do grisalho.

06/02/2017

Nada mudou

 

Desde o último editorial do Mata-Mata até agora pouca coisa mudou no futebol gaúcho. O Gauchão continua um fracasso de público e apenas com uma TV  transmitindo. Por incrível que pareça, o narrador que substituiu é pior que o anterior. Coisas da província.

As contrataçõe dos dois clubes não assanharam ninguém. E nem jogaram. também.

Em campo, Zago, que é bom treinador, precisa de um tempo pra ver que alguns aí não tem condições. Tipo, Bob. Charles pede passagem. Paulão é outro que não dá.

No Grêmio quase nada de contratação e ainda perde Walace. Mente quem diz que o time é bom. Que é Campeão. Precisa muito se qualificar.

Mas o momento é para testes. Veremos o que vai acontecer.

 

12/12/2016

Mais que merecido II

O rebaixamento colorado foi, talvez, o mais merecido entres os chamados clubes grandes que caíram. A sucessão de erros do Píffero, iniciados  antes mesmo de tomar posse, desencadearam a situação atual.

Na eleição de sábado o torcedor mandou um recado: fora Píffero. Mais que isso, expulsaram o presidente arrogante e fora da realidade. Espera-se que nunca mais esse cidadão apareça em cargos colorados.

E com ele o fim do mito Fernando Carvalho, que, teimosamente escolhe, sempre, Celso Roth como seu treinador à tira colo. A continuar assim, Carvalho também deve de afastar por um bom tempo do Beira Rio.

Em campo, a pobreza e falta de qualidade assustaram em 2016. 38% de aproveitamento é muito pouco.  Fazer 35 gols e tomar 41 e apenas 11 vitórias em 38 jogos, convenhamos, é pensar pequeno. Argel acha grande coisa ter deixado o Inter em 9º. Ele não sabe o tamanho do Inter. Celso Roth acabou empurrando ladeira abaixo e a direção, com forte miopia em futebol, nada fez.

Jogadores são culpados? Sim. Treinador(es) são culpados? Sim. Mas a direção foi a maior culpada. O Inter não merece essa direção do biênio 15/16 que vai ficar na história com a pior de todas.

Vem aí 2017, vem a série B pro Inter. Vem aí a Libertadores pro Gremio. E o Mata-Mata vai continuar acompanhando tudo e colocando sua equipe de comentaristas analisando o jogos e trazendo informações e curiosidades.

Sexta feira, dia 16/12, entraremos em férias e com a promessa de retornar quando iniciar o Campeonato Gaúcho 2017.

Boas festas e um feliz 2017.

 

 

 

08/12/2016

Mais que merecido

O Gremio após o jogo contra o Atlético PR, quando o goleiro Weverton o beneficiou(errando o pênalti), começou uma nova fase na CB. Contra Palmeiras, Cruzeiro e Atlético MG (times de ponta) jogou muito mais e passou, tranquilamente, pelos 3.

Renato armou um time competitivo e, surpreendeu, ao jogar pra frente nas partidas fora de casa, pegando, com a calças na mão, os treinadores ortodoxos que acham que jogar fora é o fim do mundo e se fecham, chamando derrotas. Aliado a isso, tem o trabalho da direção, com pés no chão e com competência.

Parabéns à nação tricolor por este título, sem contestação. Merecida a festa e o choro. Ainda mais que há 15 anos não ganhava um título de expressão.

Ano que vem tem Libertadores, como em 2016, e a torcida gremista espera que o time aproveite o bom momento e chegue nas cabeças.

Todo mundo tenta, mas o GREMIO É PENTA!!!!!!

 

28/11/2016

Era pra ser só um gol, mas o vaiado Valdívia fez um golaço

Lisca fez num jogo o que Celso Roth não fez em 18: ousar. Ao tirar um jogador que começou mal, ainda do primeiro tempo e depois substituir um volante (que horror devem ter dito o Roth e o Carvalho vendo o jogo na sala de jantar do primeiro). O Inter, mesmo que na base do abafa, fez coisas que não tinha mais feito. Pressionar. Teve sorte, também, coisa que não tinha mais, pois os mineiros tiveram chances de empatar.

Num rápido contra-ataque, Valdívia, que fora vaiado na hora da apresentação dos jogadores pelos torcedores que vão para atrapalhar, corre 64 metros e quando todos acham que vai abrir pro cara da esquerda, ele volta e chuta com consciência e precisão. O Inter ganhou, finalmente. Tem sobrevida e hoje tem que secar o Vitória.

Com isso, fica claro que quem contratar Celso Roth está querendo ter um ciclo de derrotas, pois o cara tá acabado.

Mata-Mata

Nosso site tem qualidade,  temos o comentarista Tito Friggi que, lá em maio, apostou no Palmeiras, de Cuca, como campeão. Ele também apostava no Corinthians, mas o de Tite, que acabou saindo.De 20, ele sugeriu dois.  Se você tem opinião, vem pra cá. Para de repetir o qeu ouve nas rádios.

24/11/2016

Atualmente, o Gremio é o melhor time do Brasil

Na atualidade, temos visto alguns times vencerem mais seguido. Mas ninguém convence. Ou é cavando faltas e tocando a bola pra área, ou é dando balões em busca da correria dos atacantes e, muitas vezes, não passa do 1x0, 2x1...

Ontem, Renato Portalupi mostrou que se pode fazer mais. O time do Gremio dominou o tempo todo. Não deu chance, praticamente, pro Galo. Ah e onde? Em BH, no Mineirão. Por isso eles preferem o Horto. É só na pressão, bola mesmo, é meio curta a dos mineiros. Bem, o time reserva do Inter fez frente.

Voltando ao jogo, no primeiro tempo poderia trer sido goleada gremista, foi um domínio total. No segundo, quase igual. A multidão de atleticanos não acreditava no que via. Se prestassem atenção no seu time, teriam notado a fragilidade defensiva.

Renato marcou Robinho e pronto. Nem Prato jogou.

Méritos ao Gremio que soube se impor e é o virtual Campeão da Copa do Brasil.

Pelo jogo de ontem, não tem time melhor que o Gremio, no Brasil, atualmente.

21/11/2016

Mais uma semana na Série A

Se depender do rendimento até aqui; se depender dos legados de Argel e Celso Roth; se depender da disposição do presidente Píffero; se depender da SWAT com arco e flecha, o Inter cairá semana que vem. Na segunda feira estará a choradeira e os protestos. A sucessão de erros desta diretoria só poderia dar no que está dando. Quatro treinadores num ano é pura falta de convicção e, o pior, falta de conhecimento. Aguirre, Argel, Falcão, Roth e até Lisca Doido, não são treinadores à altura do Inter. Pensar pequeno é isso. Quem contrata Celso Roth toda vez que vem assumir algo no Inter, não entende tanto de futebol assim. Fizeram um mito e esse mito é um ser normal, que acha Wilson Mathias espetacular e admira Roth.

Enquanto o Inter pega Corinthians e Fluminense fora e somente Cruzeiro em casa, o Vitória pegará  Coritiba (já livre do Z4) e o Palmeiras já campeão.

Só um fato extra, algo fora do comum para livrar o Inter de enfrentar o Boa Esporte, Brasil PE, Juventude entre outros, na série B, em 2017.

 

18/11/2016

Trio Mazembe se desfaz tarde de mais

O Inter teve 10 dias pra demitir Celso Roth, que já havia provado e comprovado sua incompetência. Não o fez e pagou caro. Um empate sem ousadia, sem mudanças radicais e com alterações erradas e jogando pra torcida, coisa que Roth não faz, normalmente. Fez porque jogou a toalha, tipo: "se vocês querem aí vai...Seijas e Nico Lopes". No seu interior acha que fez tudo correto. Lisca, no desespero, assume em busca de um milagre. Em 2002 isso aconteceu, mas as coisas não se repetem.

Roth não faz nada de difrente. Troca seis por meia dúzia e o time fica rendendo o mesmo. A Ponte, jogando fora, tirou um zagueiro e mudou a forma de jogar. Buscou e alcançou o empate. Isso mostra porque o Inter está nessa situação.

Pífero, Carvalho, Roth e Chumbinho devem ser banidos, de vez, do Inter. Que fiquem na história pois para presente e futuro, em nada mais contribuirão.

Vem aí a Série B, jogos nas terças e sextas. Luverdense, Ceará, Oeste, Boa Esporte e os gaúchos Brasil e Juventude.

17/11/2016

A chance

Pois não é que o deuses do futebol insistem pro Inter não cair. Só Celso Roth não vê isso e continua escalando mal.

Ontem, o Cruzeiro ganhou do Sport e chegará pra jogar com o Inter, tranquilo. O Figueirense ainda está vivo e terá chance contra o Vitória. Hoje, o Santos enfrenta o Vitória na Vila e deve ganhar. Portanto, se o Innter vencer a Ponte, pelo menos nessa rodada estrá livre do Z4 e encaminhando, nas tres rodadas finais a manutenção na série A.

Mas, será que o trio Mazembe (Roth, Carvalho e Chumbinho) vê assim? Quer isso?

Mais uma vez, o único jogador lúcido do meio campo, para armar jogadas, o Seijas, continua de fora. O sonolento Anderson é a solução. Difícil situação dos deuses do futebol., que fazem de tudo pro Inter não cair, mas o trio Mazembe insiste em contrariar este desejo.

 

07/11/2016

A queda livre colorada

Começou na liderança, duas, três rodadas líder. Depois começou a perder e a cair de posição. "Mas estamos na primeira página" dizia o presidente sem noção. Mais tarde caiu pra segunda página e despencou, despencou. Aí a salvação: sai Argel entra Falcão. 5 jogos sem vitória. O pior estava por vir: Vem a swat de arco e flecha. O trio mazembe (Roth, Carvalho e Chumbinho) + Ibsen Pinheiro, que não se sabe o que veio fazer junto com o trio.

E aí a coisa degringolou. Antes disso o Inter não estava na zona de rebaixamento. Mas com as ideias ultrapassadas de Carvalho, a o inoperância de Chumbinho, a incompetência do Píffero, somados à burrice do Roth, o Inter começou a cair e cair cada vez mais. Pequenas melhoras foram observadas, mas não levadas em conta pelo pessoal citado. Era preciso piorar. Aí se desarrumou o que estava funcionando mais ou menos ( a defesa ) e a improvisação de Wiliam, junto com a falta de preparo físico do Alex e, ainda, a ausência de comprometimento do Anderson, deixaram o meio campo com um buraco onde não se defende e muito menos se cria. No ataque até o motorista do ônibus jogou, mostrando falta de coerência. Não fosse o goleiro Danilo, o Inter estaria já afundado. Ah, e não fosse o 1x0 que o Gremio fez no Vitória, a queda estaria sacramentada. Tudo isso aos olhos da direção, que dizia "rebaixamento não faz parte do nosso dicionário". Falta de visão da realidade.

A Copa do Brasil deixaram passar, pouparam ali, pouparam aqui e o time empatou em casa com o Santa Cruz e Vitinho está fora por lesão. Estratégia não é o forte do trio mazembe.

Segunda divisão chamando e o Inter fazendo força pra cair, só não cairá se o Vitória não quiser.

 

03/11/2016

Inter não queria

O torcedor colorado  foi feito de trouxa nesta Copa do Brasil. Deveria, a direção, ter avisado e colocado um time sub-23. Mas não fez assim. A torcida se mobilizou pois o time armado, apesar de todo esforço de Roth, jogou bem e obteve bons resultados. Era possível seguir na Copa do Brasil e focar na saída do Z4. Afinal, a CB serviu pro Inter achar uma escalação e um certo padrão de jogo. Mas o Inter não quis e ontem, quando o time estava bem, aí Roth, de castigo pro torcedor, colocou Andrigo e Ariel, tirando velocidade que o time tinha.

O trio mazembe faz toda essa onda, de foco, de poupar, de jogar com time alternativo e chaga na hora, empata, em casa com o Santa Cruz. Esse trio já fez algo parecido em 2010. Mas o torcedor esqueceu.

A parada difícil de domingo, é mais difícil perante as constantes alterações feitas pelo "burro" Celso Roth, avalisadas, pelo gagá Fernando Carvalho. Veremos qual a invenção para enfrentar o Palmeiras.

Jogou bem, tá fora. Essa é a maneira de ver futebol da "swat" colorada.

 

31/10/2016

Trio Mazembe volta à atacar

Pelo jeito o trio Mazembe (Roth, Carvalho e Chumbinho) não estava contente com o desempenho do Inter nas últimas rodadas, que havia conseguido uma recuperação e estava se afastando do Z4. Pois no sábado, mexeu no que estava dando certo, de novo. Já havia feito isso após o jogo contra o S.Paulo. Ceará estava na esquerda porque os dois laterais disponíveis não estavam dando resposta positiva. Wiliam na direita. Assim a defesa estava bem posicionada sendo pouco vasada. Mas o trio achou melhor mexer. Tirou Ceará da esquerda, improvisou Wiliam no meio e recolocou o contestado Géferson, na esquerda. Foi exatamente por aí que o Santa fez o gol, num dribe que nem na várzea tem mais.

Depois teve um lance de burrice ( e isso é muito  comum entre jogadores de futebol) e o Inter ficou com um a menos. Aí a alternativa foi trocar Alex por Anderson (dois ex jogadoes). Fica difícil.  E a história de poupar time (o trio Mazembe poupou o time por 6 meses em 2010 e deu no que deu) mostra-se ultrapassada. Pouparam contra o Atlético MG pra pegar o Santa Cruz e o Vitinho se lesionou igual. Ou seja como o Inter quer poupar o que não tem? É como o pobre abrir uma Poupança de depositar R$ 10,00.

Ah e mais uma vez o torcedor compareceu, mas só torcida não adianta. O time que leva a torcida e não a torcida que leva o time.

O fantasma do rebaixamento está de volta, bem agora que faltam 5 rodadas e a próxima é contra o Palmeiras, em SP, enquanto que o Vitória pega o Atlético PR na Bahia.

A SWATT colorada ataca de arco e flecha.

 

 

27/10/2016

Apesar do esforço, Inter joga bem

Apesar do tri Mazembe ter escalado um time C (O B venceu o Santos e não podia), o Inter jogou bem e mostrou muita vontade em campo. Pecou nas finalizações, onde faltou qualidade, qualidade esta que estava no banco de reservas preservada para o jogo contra o Santa Cruz. Roth tentou fazer uma caricatura, improvisando um meia de lateral e um lateral de meia. Anderson foi escalado desde o início.  DEfinitivamente, Roth não aprova Seijas. Nem no terceiro time ele joga. Quem escalou Wilson Mathias numa final de mundial prova que  sabe nada.

Mesmo assim, o Atlético deixou jogar e abriu espaços para inúmeras situações de gols, não convertidas muitas vezes pela qualidade do goleiro Vitor. Inter em situação difícil e, praticamente, dá adeus à Copa do Brasil.

Já o Gremio, que venceu por 2x0, lá em BH, se candidata a ser o outro finalista. Dominou o Cruzeiro, e soube aproveitar as situações com dois belos gols. Desenho da final: Atlético x Gremio.

24/10/2016

O Show musical e o futebol

O presidente isento e eleito da FGF, Chico Noveletto, disse, certa feita, que os preços do futebol são compatíveis com um show musical. Que ningém reclama. Ora, sr. presidente, um show musical tem a certeza de que os músicos envolvidos darão máximo de si e aquele dia será inesquqecível para quem for assistir. Recentemente, Aerosmith fez uma aprsentação memorável. E ontem? mais de 53 mil pessoas, mais de um milhão e setecentos mil de renda para ver o que mesmo? "Um espetáculo de futebol" deveria ser. Longe disso, um jogo em que os dois treinadores medrosos (características deles) entraram com a mente no empate. Muita marcação e pouca criatividade. Celso Roth ainda foi mais audacioso nesta busca e mexeu no time, improvisando mais um volante. O Grêmio, bem marcado, rodopiou e não saiu do lugar. Uma chance só no jogo: Vitinho recebeu na entrada da área, livre e chutou por cima. O Inter ainda iria criar a segunda, quando Eduardo Henrique roubou uma bola e num lance parecido com o gol do Gabiru, rolou para Ferrareis que não soube o que fazer e perdeu. No mais um jogo mal jogado e pouco inspirado. Ponto pro Inter que se beneficiou com um empate fora de casa.

Um desastre a arbitragem. Um juiz que foi descredenciado da FIFA por ser ruim, apita um Grenal. É dose. Expulsa um jogador que levou três socos na cara. Picota o jogo marcando muitas faltas e ainda não sabe fazer conta. O jogo parou 7 minutos na briga e ele deu 8 de acréscimo. 

Destaque negativo para Edilson, muito violento e uma agressão descabida e se alta periculosidade. Deverá ser bem punido pelo STJD.

 

17/10/2016

Deu tudo certo

Quando é pra dar tudo certo, dá tudo certo. Vejam: a chuvarada forte mesmo esperou pelo jogo. Só caiu depois. O Flamengo, que todos achavam bicho papão, jogou bem mas foi envolvido no segundo tempo. Celso Roth deveria tirar Alex, que estava caminhando em campo, mas tirou Seijas. Eduardo Sasha, que marcou pela última vez em junho, entra e participa dos dois gols da virada. Até Anselmo jogou bem. E para provar o dia extraordinário: próximo do final do jogo, Roth chama um volante, Fabinho, e todos esperam o óbvio em relação ao treinador colorado: vai tirar um meia ou atacante. Que nada o cara troca volante por volante. Estava decretado o dia especial. Um dia inesquecível para os mais de 35 mil que foram ao estádio (teve gente que vaiou o Geferson durante o jogo) e para os demais colorados que estavam no Premiere ou no radinho de pilha.

Respira aliviado o Inter e agora, mais do que nunca, depende só de si para permanecer na série A em 2017.

Os deuses do futebol estiveram no Beira Rio, ontem.

13/10/2016

Faltou inteligência

"Inteligência é um conjunto que forma todas as características intelectuais de um indivíduo, ou seja, a faculdade de conhecer, compreender, raciocinar, pensar e interpretar. A inteligência é uma das principais distinções entre o ser humano e os outros animais."

Pois isso faltou ao zagueiro colorado ontem à noite. O atacante do Botafogo estava na linha de fundo ainda sem a bola, era só cercar pois o cara teria que dominar e passar a bola para outro companheiro. Ao zagueiro colorado restava cercá-lo.  Mas não, o louco permitiu o embolamento com a atacante alvi-negro. Mesmo que discutível, deu margem para tanto. Além da má fase o Inter sofre com a desinteligência de seus jogadores.

Vitinho teve duas chances e o Danilo Fernades fez uma excelente defesa. O Inter jogou igual aos jogos fora. Segura, segura e acaba levando gol no final. Triste calvário que segue, domingo, no Beira Rio contra o vice líder Flamengo.

10/10/2016

A venda de jogos e o Juventude

Irresponsável mais uma vez, a CBF permite a venda de mando de campo, tornando desequilibrado o campeonato. Ontem, o América MG (que há pouco tempo travou um duelo com o Inter, no Indepedência)  vendeu seu mando de campo para um local ocupado pela torcida palmeirense. Todo mundo sabe como é difícil enfrentar times pequenos em seus estádios, normalmente, caldeirões com torcida "bafo na nuca". Mas alguns vão lá outros não. E a CBF permite. Isso acontece sempre com os paulistas ou cariocas que se beneficiam e assim vão acumulando títulos ora com a ajuda da  arbitragem ora sem precisar visitar os pequenos.

Por outro lado, mostrando não ter medo destes estádios ditos caldeirões, o Juventude fez uma partida heróica, em Fortaleza, e empatou em 1x1 (foi 0x0 em Caxias do Sul) e classificou-se para as semifinais da sérei C, já garantindo retorno à série B para 2017.

Parabéns ao Juventude que teve no seu goleiro o grande herói do jogo. Será que esse rapaz vai durar muito lá em Caxias?

Para lembrar os que acham que a torcida é tudo, o Fortaleza perde essa mesma vaga há quatro anos consecutivos, em seu estádio, com mais de 60 mil pessoas. Pensem nisso.

07/10/2016

O ainda frágil Inter

Apesar das duas vitórias consecutivas e super necessárias, ontem com heroísmo, o Inter ainda está frágil, sem consistência e jogando muito mal. Alguem precisa analisar isso e ver o porque. Tem jogadores de qualidade, com capacidade de render mais. Porque isso não acontece? É o que deve fazer a direção.

Ontem a torcida deu show. Assim que tem que ser. Apoiar, apoiar e apoiar. Essa torcida que foi nos dois jogos do Beira Rio é que deve ser louvada. Sem vaias, pois isso atrapalha muito.

Danilo Fernandes, indicação do Falcão, foi o grande herói ao defender uma cabeçada à queima roupa e depois um pênalti. No final, aos 42, Vitinho cobra pênalti e faz o 1x0 tão comemorado.

O Inter sai do Z4,  mas momentaneamente, pois a rodada só termina no fim de semana, mas já melhorou muito em relação ao que estava. Agora está ruim. Antes estava horrível.

03/10/2016

Melhorou o Inter. Melhorou, mas ainda agoniza.

Vencendo 3 partidas possíveis e mais simples, em casa  (Coritiba, Ponte Preta e Santa Cruz), chegaria aos 39 pontos. Faltando, ainda, 6 para escapar. Situação muito complicada mesmo vencendo essas três em casa.

Uma pequena melhora no jogo contra o Figueira, achando um gol no início e depois segurando. Muito perigoso atuar assim, estilo Argel, de fazer um gol e segurar o jogo. Ou seja, jogar por uma bola. ARgel, Celso Roth...farinha do mesmo saco. Não são do tamanho do Inter. Pensam pequeno.

Ah, a torcida deu show, mas teve quem vaiou durante o jogo e isso só atrapalha. Mas, torcida não ganha jogo. Sempre é bom lembrar.

Já o Gremio jogou mal, de novo, fora e casa e perdeu de 1x0. Está em 9º com dois pontos a menos que o, agora, cobiçado G6.

no meio de semana, o Gremio pega o Vitória, na Bahia, 19h30 e, no emsmo horário, na quinta, Inter x Coritiba. Veremos comos e comporatam nosso representantes, que se preocupam mais com quem ficará melhor posicionado (ou Gremio ou Inter) do que com o título do BR16.

Notícia que corre é de que a Rede Globo quer queimar o Inter, que não renovou com ela, colocando o colorado na segundona. Quem viver verá.

29/09/2016

É bom pra um...é bom pro outro

Se a derrota de 2x1 é considerado um bom resultado fora de casa, deve ser bom pro Inter e pro Palmeiras. Não só pro Inter. As manchetes dizem que "Gremio tem vantagem" e "Inter valoriza gol fora". Ou seja, pro Palmeiras também serve  ganhar de 1x0 em S. Paulo. No fundo é um resultado indigesto, pois fazer um a zero em casa não é difícil, mas se tomar um gol? Aí muda tudo. E complica muito.

No lado colorado, Seijas que fez um golaço, de letra, é reserva do Celso Roth, que terminou o jogo com 4 volantes. Não perdeu de mais porque o Santos meio que se segurou. Na Arena, outro contestado, o Ramiro fez um gol muito bonito, consciente.

CB agora dá um tempo e teremos 4 rodadas do BR16 quando muito futuro será decidido.  O Inter tem que ganhar do Figueira, sábado, 21h, no Beira Rio. Perdendo, aí sim, definitivamente, estará na segundona. Já o Gremio tem o Cruzeiro, em Minas, com quatro desfalques. O goleiro é o principal deles.

27/09/2016

 A resposabilidade do sócio

Muito se vê sócio torcedor (aquele que paga mensalidade) encher o peito e dizer que é mais colorado que os outros porque paga mensalidade e vai ao campo assistir e torcer. Vale lembrar que esse mesmo sócio que se acha mais que os outros, é o mesmo que vaia durante  a partida, prejudicando o desempenho do time. Vaias devem ocorrer ao final da partida. Aí sim toda manisfetação por momento ruim deve ocorrer. Durante o jogo não. Ainda sobre esse "maravilhoso" ser humano que é o sócio tordecor, é ele que elegeu Píffero, quando tinha o Inter num momento equilibrado, em terceiro do Brasileirão de 2014, com um bom treinador (Abel), um time de boa qualidade e uma Libertadores para dali um mês.  Mas o sócio preferiu o passado, um passado tão passado que esqueceu o  presente e deixou o futuro incerto. Ou melhor: certo na segundona.

Hoje eles lamentam a fraca administração, o Carvalho gagá, apaixonado por Celso Roth e Chumbinho.  O Inter afundando. Como um todo, com pensamento no que aconteceu, como se as coisas, na vida,  se repetissem.

23/09/2016

Teste de Roth tiraram nota 3

Os testes (se é que houve) que Roth fez no Inter, ontem, foram muito mal. Numa prova escolar, teriam tirado nota 3.

Alex na esquerda nada acrescentou em termos táticos. Anderson é o mesmo parasita de sempre. Ferrareis mais aberto, foi fraco. Eduardo falhou no gol cearense. Ou seja, se Roth não colocar os melhores em campo, com os piores que eles é que não vai conseguir nada.

Os melhores que o Inter tem: Danilo, Wiliam, Paulão, Ernando e Ceará; Dourado, Eduardo Henrique, Ceijas e Valdívia. Nico Lopez e Aylon. Ainda podem entrar Vitinho, Sasha e Brenner. Fora isso é invenção e derrota na certa.

Ah e se não certo com esses? Se não der certo com esses, oremos. É a segundona chamando. Pois não tem alternativas que mudem o jogo e  possam resolver.

Ontem o time jogou muito mal e a desculpa de que foi pelo resultado serviria em outro momento. Se o time tivesse bem no Brasileirão e aí relaxasse na CB seria normal. Não é o caso. O Inter joga mal contra todos. Até times da Série C.

Roth deve sair logo e Carvalho (meio gagá, já) deve pegar seu banquinho, junto com Chumbinho (que faz o quê mesmo?) ou ficar na história como o cara que levou o Inter à segundona. Uma goleada do Atlético MG pode ser a salvação. Esse trio não resistiria um fracasso enorme.

19/09/2016

O ARGEL DO GREMIO

Incrível a  falta de criatividade da dupla Grenal. Algumas semanas após o Inter anunciar um trio decadente, apenas com história, o Gremio faz o mesmo e busca, pasmen, Renato Gaúcho, Espinosa e Adalberto Preiss. A mesma fórmula, usada pelo rival, baseada em fatos históricos, como se as coisas na vida se repetissem com tanta facilidade assim.

Renato é o Argel gremista. Chutões, jogar por uma bola e sem  nada tático. Pode dar certo? Pode. Em futebol tudo pode acontecer.

Mas fica claro que essa chance é pequena. Mais uma vez lamentamos a pobreza de ideias  do futebol gaúcho.

JOGO

O trio Mazembe, hoje, tira Seijas e Nico Lopez e contará com 3 volantes e Eduardo Sasha no ataque. Isso contra o lanterna e modesto América MG.

Você ainda acha que o Inter não vai cair? Pode ser que não pois tem duas vagas já ocupadas e os demais candidatos pedem pra cair e o Inter nunca se ajuda. Mas que está duro de se ver um Inter tão pequeno, ah tá.

A direção está se esforçando pra ir para a Série B.

 

16/09/2016

Trio Mazembe segue levando o Inter ladeira abaixo

O famoso Trio Mazembe (Roth, Chumbinho e Carvalho) + Píffero continuam seu trabalho para levar o Inter para série B. Depois de tantas trapalhadas do presidente, a bomba ficou na mão desse trio, que fez o maior fiasco da história colorada (até então) que foi perder para um time africano, numa decisão de mundial. Neste time que perdeu estava Wilson Mathias, espetacular , segundo Carvalho.

Pois o trio voltou ao ataque ontem. Com Geferson na esquerda (que falhou novamente) e  Fabinho no meio (com Eduardo Henrique no banco) o Inter jogou como time pequeno, nem de série B, pois lá tem bons jogos, e perdeu, em casa pro Vitória. Gol de Kanu (entrou pelo Kanu...).

Pra completar a tragédia anunciada (com Roth não poderia dar outra) o treinador tira os melhores do time. Seijas e Valdívia foram substituídos. Os únicos lúcidos do time.  Nico Lopez, que não jogou nada, ficou até o fim. E o cara ainda diz "que foi feliz nas substituições". De doer.

A continuar assim, um novo treinador deve desembarcar no Beira Rio, antes do fim do campeonato. Roth já era. É ultrapassado.

Ah, faltam 107 dias para Píffero ir embora.

 

12/09/2016

A insistência com Anderson

Cada vez fica mais visível que a situação colorada (com rebaixamento chamando) tem a ver com a direção.  Ontem, pela milésima vez, Anderson esteve em campo. Em nenhuma das vezes  anteriores deu resposta. Todos os treinadores tantaram. Há quase dois anos no Inter, não jogou bem nenhuma vez. Não disse para que veio (ganhar dinheiro na certa), futeboloísticamente falando. Uma contratação totalmente fracassada e com prejuízo total. Mesmo assim, a direção tenta colocá-lo em campo, para tentar um lance de sorte e valorizar o cara para repassar para outro trouxa. Só que esse momento não acontece e o Inter vai colocando-o em campo sabendo que nada vai alterar no jogo.

Lamentável essa direção colorada que está levando o time para próximo da série B, lugar que o Inter não deveria namorar nunca. Inclusive com o trio Mazembe (Roth, Carvalho e Chumbinho) deixando o treinador fazer experimentos nesta época difícil. Tirar Eduardo Henrique (que será que o Roth tem contra ele?) pra improvisar Wiliam e deixar Arthur ou Géferson tendo Ceará com toda saúde e experiência, me parece isano. Bem, pra quem jogou um Mundial com Wilson Mathias, esperar o quê?

09/09/2016

Um vitória, enfim!

Qualquer torcedor colorado queria uma vitória. Como? De qualquer jeito, com gol de mão, impedimento, meio gol...qualquer coisa servia. E veio bem assim: com o rigorismo do árbitro, que expulsou Lucas Lima, por cera, deixando o Santos com 10. O colorado se aproveitou da situação ( o jogo já estava empate) e dominou boa parte do segundo  tempo, fazendo o gol da virada e tendo mais umas três chances, todas disperdiçadas.

Celso Roth precisa ver que Eduardo Henrique joga muito mais que Fabinho, Bob e Anselmo, ou seja é Dourado e Eduardo na marcação. E o zagueiro Eduardo tem boa técncica e é melhor que Paulão.

O Inter respira fora do Z4 e já tem pedreira, de novo, pela frente: o furacão, em Curitiba. Mas esse é o BR 16 e a saída, definitiva, do Z4 está longe ainda.

05/09/2016

Roger também tem medo?

Dado ao momento difícil, este editorial quase sempre critica o Inter. Mas numa rodada atrasada, viu-se somente um jogo e era do Gremio. E observa-se a enorme diferença do Gremio na Arena e o Gremio fora de casa. São cinco saaras de diferença. O Gremio em casa se impõe, muitas vezes goleia e joga bem, o que é muito importante. Mas quando sai é um fiasco total. Tem apenas uma vitória fora do Estado e, fora de casa, tem mais uma que foi o Grenal.

Roger tem a mania do "medo quando joga fora" que a maioria dos treinadores gaúchos tem? A síndrome do coitadismo? Que já sai de Porto Alegre prevendo enormes dificuldades mesmo contra time medíocres? Bem, se é assim, também não vai a lugar algum. Sem ousadia, o lugar é o meio da tabela.

 

01/09/2016

Inter achou um time, Roth manterá?

Belo jeito, o Inter achou uma escalação equilibrada, consistente atrás e com velocidade na frente. Os toques rápidos de Nico Lopez e Valdívia ajudaram, e muito,  a acontecer os gols de Aylon ( melhor que muitos ). O adversário é fraco, isso é. Mas o mesmo Fortaleza eliminou o Flamengo e o Juventude, que também é da "C" ganhou do S.Paulo, fora de casa. Então, a vitória tem seus méritos.

Será que Roth vai manter a escalação que deu certo? Sem Sasha, sem Vitinho, sem Arthur o Inter fluiu melhor e ninguém entende como Nico Lopez era reserva.

Com Ceará na esquerda e Eduardo Henrique no lugar de Fabinho forma-se o time melhor que tem pra entrar em campo. O resto será invenção. É hora da direção ( a pacata direção) acompanhar os delírios do Celso Roth e fazer com que ele mantenha o que está bem e não destrua, como ele fez após o jogo contra o S.Paulo.

29/08/2016

Jogou pelo empate, deixou de ganhar

O Inter jogou pelo empate. Já começou o jogo achando isso bom. E as coisas se encaminharam para tanto.

Roth achou que o  jogo tinha acabado muito cedo. Restava todo o segundo tempo pela frente e começou a acumular volantes (no famoso esquema chama derrota) e ainda colocou Ariel para o contra-ataque, coisa que ele não faz nunca.

O trio que elevou o Mazembe à celebridade (Roth, Carvalho e Chumbinho) agora está próximo de mais um momento histórico: levar o Inter para a segunda divisão.

Salvo algo de muito positivo, com a ajuda do sobrenatural, aconteça, o Inter estará na série B em 2017.

O sócio colorado (que votou no final de 2014) não pdoe reclamar. Pois tinha Medeiros na situação, time em terceiro lugar e uma Libertadores pela frente. Preferiu o incerto Píffero, único responsável pelo momento colorado

22/08/2016

Evolução

Não se pode negar que houve evolução. Pela primeira vez, em dois meses, pode-se dizer que a vitória colorada seria justa, pois jogou mais, criou mais, teve mais volume de jogo que o S. Paulo. Teve 7 escanteios contra nenhum. Mas, e sempre tem o mas, não ganhou, de novo. Perdeu um pênalti no final do jogo, coisa que o treinador poderia ter evitado. Valdívia comentou que não estava dormindo direito por causa da situação do time. Ou seja, estava abalado. Não deveria ter cobrado o pênalti. Mas os treinadores deixam uma chacrinha nessa hora, como se não fosse importante. Nessa o Inter já perdeu 4 pontos, o que o deixaria muito mais tranquilo (em 11° lugar). Mas o time jogou bem melhor e deixa o torcedor com esperança de que a queda não virá. Mas tem que melhorar ainda. E o treinador não inventar, como tentou com Wiliam no meio campo. Sasha está muita mal (não consegue concluir) e Seijas e Nico Lopez não podem sair do time.

Ah, pra quem gosta dele: Argel foi demitido do Figueirense, o que prova que seu estilo está para times menores ainda.

Já o Gremio, que tem a síndrome do "jogar fora" perde outra. Só ganhou uma fora do Estado. Assim, uma posição intermediária o espera, a não ser que mude a postura e passe a jogar fora com ousadia, também.

16/08/2016

A mesmice

O Inter já teve três treinadores nesse BR16 e nada mudou. Nada mudou porque Sasha e Vitinho continuam no time. Nada muda porque Ariel, desengonçado e perdedor de todas as divididas entra e Nico Lopez fica no banco. Nada muda porque Bob e Fabinho são jogadores medíocres para times médios e não pra quem teria a que ter a ambição de ganhar. Nada muda enquanto Paulão for titular e líder. Nada muda enquanto Seijas ( o mais lúcido) for substituído. Chumbinho disse que teve que arrumar a casa,  e o que se viu ontem? Nada mudará enquanto Vitório Píffero for presidente.

15/08/2016

Brasil olímpico não existe

O quadro de medalhas indica o Brasil em 28º com 6 medalhas, no total. Ridícula participação. O Brasil olímpico não existe. Não deveria pagar esse mico de organizar Jogos Olímpicos. Isso é para USA, Inglaterra, China, Russia, Alemanha, França e alguns mais. Aqui não existe apoio de ninguem e muito menos incentivo por parte dos governos. O esporte, na educação, é zero. Como, então, formar atletas? Nas Ilhas Figi a gurizada começa a jogar Rugby aos 3 anos. Acreditamos que Olimpíadas no Brasil, nunca mais. Aqui é só roubalheira e corrupção. Só o Phelps tem mais medalhas que o Brasil na história toda de participação em Olimpíada.

Já pelo futebol, o timão, tão idolatrado pela imprensa paulista não passa de um timinho. Quando vem jogar aqui é que se vê. Nos olhos dos paulistanos é o máximo, por isso a seleção leva 7x1 da Alemanha e sofre contra países menores, nesses jogos. Aliás, Luan entrou e mudou o time e os paulistas nem o conehciam ainda. Jogasse lá já estaria há horas convocado. O Inter estréia Roth, hoje, em Chapecó. O time é o mesmo (praticamente) que os de Argel e Falcão. Vamos ver o que o "dedo do técnico" fará.

09/08/2016

O homem que perdeu pro Mazembe agora é salvador

Celso Roth está de volta. Depois de perder pro Mazembe (a maior alegria dos gremistas) e deixar o Vasco na série B e quae afundar o Coritiba ele é o salvador colorado. Com ele,  Ibsen, Carvalho e Chumbinho, o executivo que não executa e esquece detalhes importantes da sua função.

Uma sequência enorme de trapalhadas de uma direção fraca e sem controle.

A tarefa é dura. Talvez, se Píffero ficar de fora e não decidir mais nada, o Inter pode escapar da degola.

Contra a Chapecoense será o divisor de águas ou o acumulador de derrotas rumo à segundona.

05/08/2016 - JC Marcondes (interino)

Duas semanas históricas

Começam, hoje, os Jogos Olímpicos no Brasil. Dias inequecíveis e históricos para os amantes do esporte. À qualquer hora que você ligar a TV verá uma modalidade sendo disputada.

Hoje, na abertura, teremos vaias e protestos, mas isso é assim em todo lugar.

Amanhã, sábado, as competições começam e os problemas ficam esquecidos. O futebol busca o ouro inédito e as chances são grandes.

O Sportv coloca 16 canais à dsposição com toda olimpíada ao vivo. Tem mais 3 da ESPN,  dois da FOX e um da Bandsports Na aberta, tem Globo, Band, Record e Record News. Um banho de transmissões.

Tavlez não vejamos isso no Brasil, novamente, em pouco tempo. Por isso é histórico. Que venham os jogos.

Aldeia

Na aldeia nada de novo. O Inter segue sua senda de derrotas em 2016, sendo pior que em 2015. E o Gremio a desperdiçar chances contra os "fracos".

01/08/2016 - JC Marcondes (interino)

Algo Estranho

Alguma coisa estranha acontece no Beira Rio: Falcão não é acostumado a fazer aquela lambança de ontem. Seu estilo não é esse. O Inter se aproxima da zona da degola e parece, se continuar assim, que vai pra sérei B. A  torcida vandalizou, quebrou muita coisa, em fato lamentável.

Em campo viu-se um time sem alma, sem criatividade e sem objetivo. Nem na várzea se vê isso.

Pellegrini saiu tarde de mas (deveria ter saído com Argel) e o pior: Píffero vai acumular funções. Outra decisão horrorosa. Nico Lopez foi a única coisa boa da tarde, dando alguma esperança ao torcedor. Sasha em má fase, deve deixar o time. Acabar com improvisações também deve ser lembrado. Se tem laterais em condições, pra quê inventar?  Futebol é simples.

Lamentamos as mortes de Vacaria e de José Asmuz, muito imporantes na história colorada.

 

25/07/2016 - JC Marcondes (interino)

O que Argel não fez, Roger fez

Aquilo que Argel deveria ter feito no Inter (dar, pelo menos, um padrão de jogo), Roger fez no Gremio. Na rodada de ontem viu-se, bem claramente, isto. Enquanto Falcão sofre para acabar com os chutões e dar mais qualidade ao colorado, o Gremio sem Luan (sua peça ofensiva mais perigosa) jogou com o mesmo padrão dos demais jogos. Ou seja, sai um ou dois e os substitutos sabem o que fazer.

O Inter jogou como um time de série B e, apesar do empate, na circunstância, ter sido bom, esta apenas á 4 pontos da zona da degola. Agora pega o Corinthians e, se não melhorar, afunda de vez.

Já o Gremio jogou muito bem e o S.Paulo muito mal. A pior atuação dos paulistas. Poderia ter sido goleado.

18/07/2016 - JC Marcondes (interino)

O Inter está à 5 pontos do Z4 (zona de rebaixamento), fantasma que o assola em 2016 reflexo de uma política errada e enormemente desastrosa de sua direção. Agora, corre contra o tempo e tenta inscrever o Nico Lopez. Sem ataque, sem meio e sem defesa o Inter é um amontoado de jogadores em campo. O legado é trágico e pode levar o time para a Série B, algo que só o co-irmão conseguiu. Para o torcedor seria o fim do mundo. A missão de Falcão é indigesta pois pega um time que esqueceu o que é jogar futebol.

Já o Gremio, não muito melhor, mas em terceiro, segue em altos e baixos. Levou 4 de um time no Z4. Aí fica a diferença: o Palmeiras foi lá e fez 3x1 o Gremio toma 4. No final, a falta dessas vitórias que dá o título aos paulistas.

11/07/2016

Não é só o Argel o culpado

A simplicidade que acompanha o Inter teve mais um capítulo ontem. Depois de amargar mais uma derrota (1 ponto em 18) o Inter demite o treinador Argel, como se ele fosse o único culpado. Agora procura-se um salvador da pátria, como se isso fosse possível. A apatia da direção, o despreparo do Pelegrini e a falta de diálogo do Pífero, que se quer atende a imprensa, fazem do Inter esse time sem comando, sem controle, sem padrão de jogo e sem alternativas. Seijas, que é bom jogador, foi colocado na reserva e Ariel de qualidades (?) discutíveis entre como "fato novo". De novo não teve nada. Continuaram os balões (lançamentos de área à área) sem passar pelos meio campistas. Ariel não se mexe, fica parada no ataque e mesmo que a bola chegue é ruim na conclusão. Ele já jogou no Brasil e nada mostrou. Só a direção caolha para o contratar.

Argel parece que se vingou da semana ameaçadora e fez o pior Inter nas últimas rodadas. Ninguem jogou nada e a disposição tática foi de doer. Agora é demitido, coisa que já poderia ter acontecido antes sem necessidade de esperar por tantos vexames. O time colorado tem condições de jogar mais, mas para isso precisa ser bem dirigido. E quando Anderson é solução, a coisa deve ser revista.

O comentarista do Mata-Mata, Tito Friggi,  vai ter que procurar argumentos para defender Argel, ele, que ao contrário do outro comentarista nosso, o Roque Fachel,  que vem avisando sobre Argel não ser técinico, é fã de carteirinha do treinador demitido.

Este site avisou em 2015 que 2016 seria igual para o Inter, mas erramos. É pior. O fantasma do rebaixamento está aí.

04/07/2016

O fracasso é eminente

O fracasso colorado é questão de tempo. Depois de começar bem, Argel mostra sua incompetência total, apoiado pelos também incompetentes, Pelegrini e Píffero. O Inter esteve desorganizado, sem estilo algum de jogo e apenas na correria, na raça. Isso não ganha campeonato. Pode dar certo em um ou outro jogo, mas para um campeonato longo é preciso desempenho satisfatório e isso quase não se vê no colorado. Se Argel não cair estaremos vendo um movimento retilínio unifomemente variado em queda livre. Pois agora o Inter vai enfrentar os grandes entre eles Corinthians e Palmeiras. Só o trio citado gostou das últimas 5 rodadas com um pontinho só ganho. Só esse trio citado pode levar o Inter ao nada, como em 2015 e que foi muito comentado neste espaço. Este ano está sendo ígual a 2015. Ou seja, Inter contrata, Inter faz um jeito mas não ganha nada.

Já pelo lado tricolor, embora não seja nada de mais, tem um padrão de jogo. Tem uma forma de jogar. dando certo ou não ela é mantida e, com isso vem os resultados. O Gremio é terceiro com pontuação de segundo.

30/06/2016

E o Argel gostou

Um ponto conquistado em 12 disputados. Vários gols por bola aérea. Atuações apáticas. Jogadores que nem se vê em campo. Modificações mal feitas. Esse é um retrato do Inter nos últimos jogos. E o Argel gostou. Incrível, mas ele gostou. Ou ele é um gênio ou toda crítica é imbecil. Gostar de uma situação dessas é muito estranho.

Ontem, no melhor momento do Inter, quando Seijas estava se achando em campo, ele saca o venezuelano e coloca Alex. O Inter piorou, o Flamengo criou tres chances e assim foi. Muriel salvou o Inter de uma goleada.

Abel não está treinando nenhum time. O Grenal está aí. Se o Inter perder, o que é bem provável (se atuar assim) quem vai segurar o Argel?

27/06/2016

Falta grupo na defesa

Nos dois últimos jogos, o Inter prova que não tem grupo na defesa. Bastou sair o Paulão e, depois, o goleiro, pronto. Caiu a casa. Tomou gols defensáveis e teve muita bola perigosa rondando e dentro da área. Os reservas não estão à altura dos titulares e isso deve preocupar os colorados, pois desfalques serão comuns num campeonato longo e as reposições são muito fracas. A direção deve pensar nisso. Só reclamar da arbitragem não adianta.

Já o Gremio perde outra, joga mal, de novo, e começa a deixar os tricolores preocupados. Tem um jogo encardido contra o Santos e, depois, Grenal.

O time anda perdido em campo, que nem TV antiga: "sem controle".

Quem não se reabilitar essa semana e, ainda, perder o Grenal, deverá ter treinador demitido na segunda. Quem viver, verá!!!!

24/06/2016

A bola aérea

O maior problema da dupla grenal é a bola aérea na sua área de defesa. Fala-se muito no Gremio, mas o Inter também tem esse problema. Ontem, na Arena, reclamou-se muito do árbitro. Falhou feio mesmo, na hora do pênalti mal marcado. Mas antes, já estava 1x0 pros baianos com um gol de cabeça.No Inter, não foi de cabeça que o Coritiba empatou, mas foi numa bola aérea em que o zagueiro errou o bote e mais um gol sofrido. Será esse um problema geral? Aqui no RS é. Os treinadores tem que corrigir esse defeito sob pena de, lá no final, os torcedores não reclamarem que faltou um gol ou que tomaram muitos gols.

Os jogos: Alan Costa é o Bressan do Inter. Joga pouco e compromete. Paulão não tem substituto, mesmo que não sej lá grande coisa. E lá na Arena, até o melhor jogador errou: Luan teve a bola da vez pra empatar e chutou pra fora.

20/06/2016

Tropeço normal

A derrota do Inter deve ser creditada ao normal. Não vai ganhar todas. O Importante para Inter e Gremio é estar nas cabeças. Liderar de ponta a ponta é muito difícil. O Gremio fez seu dever e ganhou do lanterna Cruzeiro, com direito a pênalti contra batido como tiro de meta e bela atuação de Luan. Está em terceiro, podendo ser líder nesta semana.

Já o Figueira envolveu o Inter algumas vezes e em duas desss vezes fez dois gols. O pênalti, na opinião desta editoria, não existiu. Vitinho fez dois gols, o que mostra, que mesmo estando apagado, de repente dá uma luz e o cara faz gols. O Inter não jogou mal, foi na circunstância do jogo que aconteceu a derrota.

Pela Copa América, a promessa colorada, da Venezuela,  foi displicente ao bater um pênalti, contra a Argentina, na hora que a Venezuela mais precisa de um gol. Assim Seijas vai ficar sentadinho no banco, pois no Inter atual ele não é titular.

17/06/2016

Esse Inter interessa

O futebol apresentado pelo Inter, ontem à noite, foi muito interessante e deixou o torcedor, a crônica esportiva e todos que acompanham futebol com ótimas perspectivas com relação ao futuro do colorado na competição brasileira. O Inter ficou encorpado e com esquema compactado na defesa e rápido na saída, com jogadores velozes e de toque de bola refinado. São dois volantes, sendo um que sai e quatro jogadores que partem para cima, no contra ataque, criando chances  e deixando a defesa adversária tonta.

O Inter chegará a um quarto do campeonato líder e ainda tem reforços como Seijas, Nico Lopez e Valdívia pra chegar. Anderson entrou no rítimo, Alex voltou a jogar bem e ainda tem a gurizada. Bons probelmas pro Argel. Ter um elenco grande e de qualidade não é qualquer time que tem. Que o Inter tire proveito disso e mantenha a boa campanha, para, em dezembro, levantar o Caneco Nacional.

13/06/2016

O Fracasso é de todos

A eliminação da Seleção Brasileira da Copa América Centenario nada mais é que o reflexo da atual conjuntura da CBF. Metida em inúmeros escânadalos e cujo seu presidente não pose cruzar a frontreira pra não ser preso, a entidade é uma bagunça total. Desacreditada mundialmente após o 7x1 da Alemanha, com Dunga no comando e uma equipe que deixa a desejar, cheia de empersários querendo o seu, só podia dar no que deu. Jogadores já sem motivação deveriam deixar a Seleção. Daniel Alves não larga a teta. Felipe Luís e fraquíssimo. A zaga é pouco confiável. No meio, jogadores medíocres que não defendem nem criam. Exceção  ao Casemiro. E na frente, muito esforço. Apesar de que ontem faltou empenho. Parecia que queriam derrubar o Dunga. Quase no final, Alisson teve um tiro de meta e, ao inves de dar um chutão pra frente, tocou para o lado, recebendo de volta. Parecia (parecia) corpo mole. Agora Dunga deve cair, mas a filosofia continuando, nada mudará. Foi assim com Felipão, continuou agora e se persistir, TIte não deve aceitar.

O futebol brasileiro atrás da Venezuela. Quem diria.

06/06/2016

Fracos desemepenhos

Os tres jogos que interesavam aos gaúchos foram de lamentar: apesar da vitória, conseguida nos últimos segundos, o Gremio poderia ter jogado mais, se esperava mais do tricolor. Mas mesmo contra dez em boa parte do jogo, teve muitas dificuldades, conseguindo a vitória  somente num golaço do Luan, que não joga  a próxima, contra o Flu, no RJ.

Já o Inter foi apático e o Argel não sobe neutralizar o Marinho, aquele mesmo que jogou aqui, no Caxias, Cruzeiro e acabou no Vitória.Perdeu a gordurinha que tinha. Agora tem dois jogos em casa e tem que mostrar capacidade de vencer os dois. Primeiro é contra o América MG.

Pelo lado da seleção, vê-se um time sem alternativas, sempre jogando o mesmo futebol. Dunga mexeu mal e colocou Lucas Lima só aos 40 do segundo tempo. O empate foi de graça, pois o Equador fez um gol legítimo (anulado) , numa falha do Alisson. Agora é o Haiti. Piada se não ganhar.

 

02/06/2015

Vitórias

Mesmo sem jogar um futebol vistoso (o que aconteceu contra o Santos) o Inter venceu mais uma e dorme na liderança. Teve muitas dificuldades pois a marcação dos paranaenses foi muito grande. O Atlético, inclusive, teve duas chances, no primeiro tempo, de abrir o marcador. Mas o Inter foi equilibrando e chegou ao gol, num lance em que teve choque dos zagueiros e a bola sobrou pro Vitinho fazer. No segundo tempo o jogo foi morno, com Andrigo e Ferrareis abaixo do esperado. Alex fez o jogo 300 e está melhorando a forma física.

O Gremio vai a S.Paulo enfrentar o Palmeiras e uma boa atuação não será surpresa em vista dos jogos contra Corinthians e Atlético MG.

30/05/2016

Argel

Depois das duas últimas atuações do Inter fora de casa, com duas vitórias, coisa que em 2015 não acontecia, verifica-se que o treinador Argel absorveu

a idéia de que num campeonato de 38 rodadas tem que ganhar, também, quando visita. Não vamos dizer que vai ganhar todas, mas o maior número possível. O Inter jogou pra ganhar os dois jogos fora e poderia ter feito mais gols. Continuando assim, o ano será promissor. Sem retorcesso, o colorado poderá  almejar algo maior. Preparo físico tem, pois nos últimos minutos de jogo tem feito gols e ainda criado outras chances. Bem vinda a nova mentalidade colorada.

Lá pelos lados da Arena, o Gremio venceu sem fazer força, haja vista a pouca resistência do Coxa. Destaque para Luan, que, quando joga na sua, produz e muito ao tricolor.

27/05/2016

Três volantes? Quando precisa, sim.

Jogar com três volantes é uma boa quando se é atacado, se joga fora ou seja, em situações adversas. Contra o Sport Recife e em casa não. Argel viu isso e corrigiu. Melhorou, e muito, o time que começou a criar jogadas e marcou o gol que deu a vitória colorada. Já no final, recolocou um volante e chamou o Sport, que é um time fraco, não conseguindo atacar com perigo.

Argel tem o padrão de jogo "não propor" e sim esperar e contra-atacar. Mas continua jogando por uma bola, o que é muito perigoso, mas ele insiste.

Já o Gremio, contra os reservas do Atlético, passeou no Horto, em BH e fez 3x0. Mais que a obrigação, pois jogava fora. A dupla tá na ponta. Tem que ficar por aí.

23/05/2016

Enfim, Argel

Finalmente viu-se o Inteer jogando bem e com um esquema que não fosse só chutões. Argel montou o time  com Fabinho pela esquerda, Anselmo pela direita e Bob mais centralizado, liberando Andrigo para se juntar ao Vitinho e Sasha, nos momentos de contra-ataque. Com isso deixou o S.Paulo meio que amarrado e sem muito jogo. Foi um nó que Argel deu em Bausa. O Inter, com isso teve bom volume de jogo e criou chances de marcar. Sasha foi o destaque, marcando dois gols. Outro fator importante foi a capacidade de recuperação, pois ao tomar o empate aos 40 finais, normalmente o Inter se fecharia, em busca do "pontinho fora". Mas ocorreu o contrário. Os colorados esperam esta postura sempre.

Já pelos lados da Arena, o Gremio sofreu, mas venceu o Flamengo. Prova de que não tem barbada, mesmo aquele que "anda mal" deve ser levado a sério. Não é normal a dupla ganhar no mesmo dia. Domingo especial este de ontem.

16/05/2016

Sem esquema

O que se viu do Inter foi o Inter mesmo. Desde que Argel assumiu, o time nunca teve um esquema definido. Nem na teoria. Então, o Inter é um time que dá balões pra frente, na busca da velocidade dos seus atacantes e, em uma jogada individual, ou entre dois deles, criarem as oportunidades de gol. Mais nada. O treinador tem difuculdade de ler o que acontece em cada jogo e enxerga outra partida. O diretor, igualmente, fala sobre algo que ninguem viu.  Mesmo com reforços, o Inter vai penar nas mãos de Argel. Muito limitado.

Já o tricolor esteve bem e o Roger quase chamou a derrota ao tirar Bolanhos e colocar Edinho. Sem necessidade esta substituição.

É só o começo, muita coisa ainda por vir. Boas vindas ao Brasileirão 2016.

TV

Bandeirantes, que já foi o canal do esporte, fica cada vez mais longe deste. Agora está fora das transmissões, em parceria com a Globo, do Brasileirão. É dose saber que está passando Os Simpons no horário.

Fica de consolo, pra quem madruga, ver o Campeonato Chinês, que tem bastante brasileiro,  na Bandsports.

13/05/2016

Sem favoritos

Em aberto! Se a torcida de cada um dos 20 clubes tivesse força para balbuciar algo em direção à próxima edição do Campeonato Brasileiro, certamente usaria essa expressão e deixaria de lado os tradicionais gritos de incentivo, nem que fosse por um instante.Às vésperas de a bola rolar na primeira divisão nacional, a sensação é geral: o Brasileirão vai começar sem que um clube se apresente como favorito.Mesmo o Santos, campeão Paulista deste ano, não mostra força suficiente para levantar o dedo e sair na frente na disputa. O mesmo vale para o vencedor das Minas Gerais, o América, e do Rio Grande do Sul, o Internacional.Mas é claro que é difícil arriscar um palpite neste momento. No entanto, não é absurdo imaginar que o Atlético Paranaense, ao lado do Atlético Mineiro, do Corinthians e do Santos estejam um passo à frente em relação aos demais. Mas não é um grande passo! É um passinho, que em um campeonato nivelado deverá fazer toda a diferença.

 

Dever cumprido

O Internacional conquistou seu treceiro hexacampeonato gaúcho, ontem, com uma atuação sem reparos. O Juventude nem chutou em gol, tamanha a marcação eficiente do colorado. Que, mesmo, sem massacrar, vai indo, vindo e consegue as jogadas de gol e faz gol. Ontem a "uma bola" não teve vez. Foram três gols de cabeça com jogadas dos pratas da casa. Merecido o título, de quem não desmereceu ninguem e jogou sempre com seriedade. Nunca se achou e nem disse que ia meter tantos em determinado time. Parabéns para todos os colorados. TRIHEXA não é pra qualquer um.

Mas cabeça no lugar, esses elogio tem que se repetir no Brasileirão, que começa já na semana que vem. Alguns reforços chegando para ter um grupo qualificadao. Lembramos que gauchão é bom, mas não deve ser base pro futuro. Um título nacional já tá na hora pro Inter.

05/05/2016

Sirvam nossa façanhas

Não é de hoje que o time do Gremio alcança resultados inesperados. Não que seja imortal, mas tem lá sua sorte aliada a algo mais, como a pegada. Portanto não se pode dar como jogo jogado. Nenhum jogo é igual ao outro. Nem sempre o Rosário vai encaixar tão bem quanto na quarta passada. Então, tudo pode acontecer. Inclusive uma vitória tricolor por 2x1, que o classificaria.  Quem viver verá.

O "timão" caiu. O grande Tite cai fora do paulistão e, uma semana depois, cai na Libertadores. Não é tão maravilhoso assim. Com bons jogadores ele é o cara, mas com a metade do time do ano passado fora, aí o bicho pega. Tite é comum.

 

02/05/2016

Jogo fraco

Para uma final de gauchão esperava-se mais. Mas como mais se os times são limitados e a retranca e o medo de perder eram grande. O Juventude, mesmo em casa, se fechou. O Inter, que novamente jogou por uma bola, abdicou de atacar com mais afinco. Tá certo que dominou o primeiro tempo e teve chances de marcar um ou mais, Marcou um e ficou nisso. O segundo tempo o Ju foi melhor, mas um tanto desorganizado não conseguiu o empate.

Agora fica tudo pra domingo, dia das mães. O Juventude vai ter que correr atras e o Inter vai esperar e sair com velocidade na busca da vitória e do tri-hexa.

Vitinho apanhou muito e quando se irritou, acabou expulso. Não jogará a final. Alisson fará o último jogo com a camisa colorada e deixará saudades. É seguro. Uma qualidade vista em poucos goleiros.

No segundo semestre, Rodrigo Dourado e Walace será negociados com o exterior. Exatamente os dois volantes que conquistaram as torcidas da dupla.

28/04/2016

O Baile

"O baile vai começar..." já dizia aquela antiga música do Roberto Carlos. O baile que o Rosário Central deu no Gremio foi algo raramente ou nunca visto. Tirou todos os espaços, não permitindo jogadas e nem toque de bola do tricolor gaúcho. E isso o tempo todo. Incrível o que foi visto. O que terá provocado essa reação? Um pouco mais de "red bull"? A declaração do presidente gremista de que tocaria 5x0? Não se sabe. Pois o Rosário foi visto em outros jogos, contra o Palmeiras, mais especificamente, e não foi tanto assim. Algo mexeu com os brios castelhanos e eles vieram com tudo. Ao Gremio resta ver que o time é fraco, que Roger não é Deus e que as mais de 60 contratações  feitas quase nada deu certo. Com Fred e Bressan na zaga, não ganha nada. Bobo é piada e o Bolaños está com medo de ser atingido. Resta o jogo de volta, mesmo que difícil, o futebol apresenta surpresas. E só quem protagozina pode usufruí-las.

25/04/2016

Bom pro Gremio

A teoria tupiniquim diz que não se pode perder Gauchão nem Grenal nem que isso custe uma Libertadores. Mas depois que se perde tudo esses memos tupiniquins aparecem para cornetear.

Se, para ganhar uma Libertadores tem que perder Grenal ou Gauchão, que se perca. O foco fica na campetição maior. E muita gente se ilude com o regional, achando que o time está uma maravilha e se ferra o ano inteiro. Claro que o ideal é ganhar tudo. E, também, é verdade, que se não ganha Gauchão como vai ganhar a Libertadores. Mas tendo um time bom, em condições de ganhar os dois, o melhor é optar por um. Optar por focar mais numa competição que outra.

Sintética

Quem inventou por grama sintética no estádio do zequinha deve ganhar um premio: conseguiu fazer com que o S. José jogue melhor fora (com grama normal) do que em casa. No Passo D'Areia não joga o adversário e nem os anfitriões. Incrível. Ah, Sasha não tem condições de jogar no Inter, deve ser negociado com algum clube europeu onde seu estilo é mais apropriado.

Dois anos

Mata-Mata completou dois anos, ontem, dia 24/4. Continuaremos com nosso propósito de por os comentários de pessoas isentas e sem comprometimento. Livres para opinar. E o leitor pode participar tranquilamente.

18/04/2016

Coisas Estranhas ou Incompetência mesmo

O que se viu, sábado, no Beira Rio foi uma piada de mau gosto ou incompetência pura. Mais precisamente, burrice.

O Inter não conseguiu furar a marcação do S. José. Não conseguiu, não quis, não deveria, ou o quê? Muito estranho isso. O zequinha, por melhor que seja, não é tudo aquilo. Parecia um jogo combinado para valorizar o próximo ou seja qual for o motivo. O S. José não é tão bom quanto jogou e o Inter não é tão ruim quanto pareceu. O árbitro não marcava faltas pro Inter enquanto que o comentarista da TV só o elogiava. O time do Passo da Areia jogava, tocava a bola, mas parecia que não queria ganhar, também.

Pra completar o quadro estranho, o Inter teve um pênalti a seu favor, lá nos 37 do segundo tempo. Quem foi bater? Sasha. Este nunca bateu pênalti, não é batedor de falta e foi designado para a cobrança. Aí estava a prova de que algo estranho rolava no Beira Rio. O Sasha, é claro, errou. O goleiro defendeu ou bateu no seus pés. Mas o fato é que não entrou. Ou tudo isso é paranóia ou o Argel é incompetente mesmo, não tem o grupo na mão e prima por teimosias como substituições mal feitas e nunca  surpreender o adversário. Ou seja, não existe nada que mude um jogo. Fica sempre na mesma.

 

 

13/04/2016 (Editorial publicado dia 16/3)

Classificação gremista encaminhada
O excelente resultado de ontem (atuação fica pro demais comentaristas) deixa o Gremio numa situação de conforto, para, daqui a 25 dias voltar à Libertadores, Com 5 pontos e os seguintes com 3  tem o tricolor gaúcho a chance de se classficar até com 8 pontos. Ou seja, uma derrota em Quito não será tragédia, desde que vença o último jogo aqui.
O equilíbrio do grupo pode permitir isso.
Lincon, que já deveria estar entre os titulares entrou e estava no lugar certo, na hora certa. A dupla tem uma gurizada boa, mas por muitas vezes são barrados por contratações milionárias de estrelas que pouco rendem à equipe.

08/04/2016

A incompetência tem endereço: Beira Rio

O presidente Vitorio Piffero, que é pífio em administrar, paga mais mico, mostra sua incompetência cada vez maior e não tem vergonha na cara. Há duas semanas, após um jogo do Inter, anunciou em bom tom, que o Inter já tinha 3 contratações feitas, faltando apenas um que outro detalhe e, mais uma ou, talvez duas contratações de jogadores, o que poderia elevar para até cinco novos nomes.

Mandou o Bola Pelegrini pra fazer um tour pela Europa e o mesmo volta de mãos vazias, com um discurso frágil e sem convencer nem os quero-queros da Praça Soldado Brito.

O mata-mata já avisou que 2016 será igual a 2015, no Inter: nada de títulos, nada de boas atuações e, o pior, a segundona tá chamando. O Inter que abra o olho.

Já imagina-se o discurso: "contratamos os jogadores agora em julho e o time está em formação, contamos com o apoio da torcida". E blá, blá, blá...

 

04/04/2016

Tudo pode acontecer

Em futebol tudo pode acontecer. Portanto a "vantagem" de jogar em casa pode terminar caso alguem surpreenda. E isso é possível por ser um jogo só, nas quartas.Ano passado, Inter e Gremio só passaram nos pênaltis e jogavam em casa. Então, se algum forasteiro se der bem, não se assuste. Futebol é assim  mesmo.

O árbitro Diogo Real deixou de marcar dois pênaltis a favor do Inter e muitas faltas, mas pro lado do Glória, marcava sempre. Deixou claro sua preferência clubística o que demonstra que não vai longe na carreira. Anotem aí.

Nas quartas, tem jogo quarta feira, sábado, domingo e terça da semana que vem. Pague pra ver, pois só um será em TV aberta.

Da garotada apresentada, Andrigo tem mostrado qualidade e se destacado. Deve firmar-se no time titular. Aylon começou a sair da área e os gols sumiram.

Gauchão na reta final.

01/04/2016

Sem inventar

Futebol é simples, sem inventar. Ao começar a tocar a bola e matê-la no chão, penetrar pelo meio, com jogadas em equipe (futebol é coletivo), o Inter começou a fazerr gols e a deixar o adversário encurralado. Ah isso nem sempre dá certo. Exatamente, mas a chance de dar certo é maior do que ficar dando balão ou tentando jogadas individuais ( o famoso fominha ).

Depois de um gol fantasma, o Inter dominou o segundo tempo e fez 4x1 no Brasil (a grande decepção do Gauchão). Andrigo foi o destaque.

Zimmermann briga com a imprensa pelotense e esquece que o time joga muito pouco. A continuar assim, o Brasil volta ligieirnho pra série C.

O que houve no intervalo pro jogo mudar tanto assim: nada de mais, o que sempre acontece. Bronca do treinador. É que dessa vez os gols aconteceram e aí vem a bonanza.

 

30/03/2016

Jogo de interesses

Podendo o treinador da Seleção escolher os melhores (diferente dos clubes onde tem que trabalhar com o que a casa oferece), porque tem tanto medíocre convocado? Porque Davi Luiz? Fernandinho? Luis Gustavo? Só pra citar exemplos. Algum interesse tem. Empresários metidos na seleção e com cargos de confiança. Donos de Hotel de auxiliares. O que esperar? O sexto lugar é merecido e, a continuar assim, o Brasil estará fora da Copa 2018. Aliás, no seu devido lugar.

Dunga é muito ruim, não sabe explicar o que faz, porque não pode dizer (não seria politicamente correto) que escala tal e tal porque o empresário assim  quer e esse empersário é chefe de alguma coisa na CBF. CBF que não existe e não existindo não vai demitir nem admitir alguém.

Afunda,  afunda futebol brasileiro.

28/03/2016

A decadência do futebol gaúcho

Observando os jogos, até aqui, do Gauchão, verifica-se que fora o Juventude e o S. José e, talvez, o S. Paulo RG, os demais times do interior estão de doer. Nem suas comunidades aguentam. Fracos técnicamente pouco exigem da dupla Grenal. Ontem, o Lajeadense não deu um único chute ao gol do Gremio. As torcidas, nem se fala. Teve jogo com 43 pagantes. Uma verdadeira caravana da miséria. Sem investimentos e sem patrocínio e com pouca grana da TV (que insiste em chamá-lo de "charmoso", o Gauchão ou recebe uma mexida na fórmula, com uma injeção financeira ou morrerá à míngua com a RBS TV à tira colo.

23/03/2016

Se Inter perder, Argel cai !!!!!

Caso o Inter não consiga ir para a final da primeira liga, Argel deverá pegar seu banquinho e sair de mansinho.

Pois, caso fique de fora, o treinador não terá conseguido, em 8 meses, ter feito nada pelo time. Não deu padrão nem estilo de jogo. Teve melhores jogadores à disposição, mas mesmo assim foi pífio. Agora, mesmo que lhe falte um "dez", poderia estar melhor no Gauchão. Quinto lugar é de doer no torcedor colorado.

Hoje é dia da sobrevida, ou ele ganha e vai pra final, ganhando mais uns dias, pelo menos, ou perde e dá adeus ao Inter.

Marcelo Oliveira é muito cotado para ser treinador.

Ah, cairá o Pelegrini, também.

 

16/03/2016

Classificação gremista encaminhada

O excelente resultado de ontem (atuação fica pro demais comentaristas) deixa o Gremio numa situação de conforto, para, daqui a 25 dias voltar à Libertadores, Com 5 pontos e os seguintes com 3  tem o tricolor gaúcho a chance de se classficar até com 8 pontos. Ou seja, uma derrota em Quito não será tragédia, desde que vença o último jogo aqui.

O equilíbrio do grupo pode permitir isso.

Lincon, que já deveria estar entre os titulares entrou e estava no lugar certo, na hora certa. A dupla tem uma gurizada boa, mas por muitas vezes são barrados por contratações milionárias de estrelas que pouco rendem à equipe.

RETORNO

O comentarista Tito Friggi retorna, hoje, às suas atividade na Mata-Mata.

14/03/2016

Por uma bola

A convicção do treinador Argel vai afundar o Inter em 2016: "jogar por uma bola". Não adianta falar, isso é dele. Ele pensa assim e nada vai mudar. Argel entende que o futebol se ganha fazendo um gol. Somente um. E, depois, se defender até o final do jogo.  Pra ficar só no jogo contra o S. Paulo (RG), o Inter teve algum domínio e poderia ter feito outros gols. Mas pra quê se o treinador quer só um?

Num determinado momento, Argel achou que o jogo estava definido e tira o melhor atacante (para poupá-lo, pois já tinha feito o gol) confirmando a ideia da "uma bola". Deu no que deu, assim como em outros tantos jogos: cedeu o empate.

E mais: a defesa é fraca na bola aérea. Tomar gol de cabeça de um jogador com 1,67m é dose.

Portanto, leitores, pode vir quem quiser pra ser o "dez" (nove tem o Aylon) que se a tese da "uma bola" prevalecer, ficará tudo na lesma lerda.

10/03/2016

Um bom resultado

Pela circunstância do jogo, o empate foi bom. O S.Lorenzo esteve melhor postado e poderia ter vencido. o Gremio foi longe daquele da semana passada, que goleou a LDU.

Com Giuliano e Douglas, o Gremio carece de velocidade. Empilhar atacantes (à la Abel) não dá resultado, salvo algumas vezes. E poucas.

Geromel esteve bem mais uma vez e deverá chegar à Seleção em breve. Mas o restante do time gremista foi mal e não pode repetir atuações assim. Fernandinho é uma piada.

Agora duas partidas fora em que tudo pode acontecer. Dois empates serão ótimos. Mas quem sai pra empatar...

O bom resultado foi pelo jogo, mas pela campanha foi muito ruim. Não tragédia, pois tem mais tres jogos.

07/03/2016

Valia pos 2, mas jogaram a metade

O Grenal de ontem, dia 06/3, valia por dois: Gauchão e Primeira Liga. Mas os dois jogaram a metade do que poderiam jogar. O Gremio não queria perder na Arena e o Inter jogou pra empatar. Resultado deu no que deu. Pouco futebol, apesar de alguns lances perigosos e muita violência. O árbitro entrou meio que nervoso e não soube coibir os lances violentos do início, deixando o pau comer, como se dizia lá em Cacique Doble.

De qualquer forma viu-se que o Gremio não é tudo aquilo que foi contra a LDU e o Inter é aquilo que já se viu no ano de 2015 e, agora, repete. Joga por uma bola e depois se fecha. Chamando o adversário. Quando essa bola não acontece, só se fecha.

É isso. Na 1ª Liga o Inter está classificado e o Gremio aguarda pra ver se mantem o melhor segundo lugar. No Gauchão, Grêmio em terceiro e Inter em quinto, restando 5 rodadas.

03/03/2016

Dever cumprido e bem cumprido

O grande problema dos críticos de futebol é a busca da perfeição. Será que ela existe? Se existe, ninguém a encontrou, ainda.

O jogo de ontem foi a prova disso. O Gremio encurralou a LDU e fez 4x0. Ora, 4x0 numa Libertadores é um excelente resultado, considerando, ainda, que foi no momento certo, após uma derrota.

O time pode ter lá seus problemas, mas todos os time tem. Portanto o resultado deve ser comemorado e não se pode esquecer que o S. Lorenzo empatou em casa, o que mostra não ser grande coisa. O tricolor jogou bem, encaminhou sua classificação. Basta continuar nesse rítimo. Mesmo se a perfeição é possível ganhar campeonatos.